Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO COM A FAMÍLIA DO POTENCIAL DOADOR: UMA PRÁTICA HUMANIZADORA PARA A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS

Introdução

A complexidade da doação de órgãos e do transplante, exige preparo especializado e constante da equipe de profissionais de saúde envolvidos no cuidado com o paciente potencial doador. O enfermeiro é desafiado a prover assistência com qualidade aos pacientes e seus familiares durante todo o período de internação. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da comunicação para com a família, no contexto da doação de órgãos, explicar como caracterizar a morte encefálica, bem como o processo de doação de órgãos e o papel dos profissionais de saúde, em especial o enfermeiro, frente à comunicação com a família do potencial doador no processo de doação e transplantes.

Material e Método

Trata-se de um estudo qualitativo baseado nas modalidades descritivas e explicativas, fundamentadas na pesquisa de trabalhos da área de saúde, publicados na literatura científicas usando como base de dados Scielo, Lilacs, Scholar google, publicações referentes à legislação brasileira sobre doação e transplantes de órgãos, além de acervo pessoal do autor.

Resultados

Com a revisão bibliográfica realizada e o estudo de pesquisas e entrevistas publicadas, foi possível observar que o enfermeiro tem papel de extrema importância, tanto no processo de manutenção do potencial doador, mantendo o equilíbrio do organismo para garantir a qualidade dos órgãos a serem doados, como no processo da doação e captação de órgãos, conscientizando e esclarecendo as dúvidas da família.

Discussão e Conclusões

O tema doação de órgãos e tecidos é bastante atual e se faz de necessário ampliar conhecimentos sobre o assunto desenvolvendo novos estudos, possibilitando mais esclarecimento tanto para a comunidade científica quanto a sociedade em geral, permitindo um crescimento no número de doações e transplantes.

Palavras Chave

Tx de órgãos, comunicação, família. doação de órgãos

Área

Enfermagem

Instituições

CNCDO-CE - Ceará - Brasil, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil

Autores

EUGENIA FILIZOLA SALMITO MACHADO, MARA RUBYA COUTINHO, IVENS FILIZOLA SOARES MACHADO