Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Análise do aumento do número de transplantes realizados e redução do tempo na fila de espera para transplante de córnea no Rio de Janeiro

Introdução

Estratégias têm sido adotadas para aumentar o número de oferta de córneas no estado do RJ, resultando em aumento progressivo no número de transplantes realizados a cada ano, além da reduçāo do tempo de espera na fila para a cirurgia.

Material e Método

Trata-se de estudo descritivo, elencando as estratégias para aumentar a oferta de córneas no estado, o número de transplantes e redução do tempo na fila de espera.
Em 2010 foi criado o PET com a missão de coordenar e divulgar o processo de doação e transplantes de órgãos e tecidos no estado. Em seguida, inaugurado o Banco de Olhos de Volta Redonda e, em 2013, o Banco de Olhos do INTO, o que proporcionou aumento na captação.
A partir de 2014, além das captações em pacientes com ME, foi implementada pelo PET a captaçāo de tecidos em pacientes com parada cárdio-respiratória.
O PET também reorganizou a fila de espera, removendo pacientes que não apresentavam mais indicação cirúrgica.

Resultados

O número de transplantes de córnea aumentou expressivamente. Em 2009 foram realizados 88 transplantes e em 2016 o número subiu para 575. O tempo de espera na fila reduziu progressivamente ao longo dos anos. Em 2011, o tempo de espera para o transplante era de 48,2 meses. Em 2012, caiu para 32,7 meses; 2013 para 25,6 meses; 2014 para 24 meses; 2015 para 22,7 meses e, por fim, em 2016 a espera estimada foi de 19,2 meses, excluindo urgências e priorizações.

Discussão e Conclusões

Há um longo caminho até alcançarmos a “fila zero". Há a necessidade de agir de forma dinâmica em todas as etapas do processo, com estímulo à políticas de aumento de captação, conscientizando a população sobre a importância da doação. O conhecimento sobre o processo, assim como o comprometimento dos profissionais de saúde envolvidos, é fundamental nessas ações.

Palavras Chave

transplante de córnea;córnea;fila de transplante RJ

Área

Imuno/Histo/Tecidos

Instituições

PROGRAMA ESTADUAL DE TRANSPLANTES - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

PATRICIA CORTEZ BONA DOLIVEIRA, ONOFRE O JUNIOR BARROS, ANA CAROLINA MAIA DE ALMEIDA, RAFAELLA THAIS SOUZA CARVALHO, THAIS CAMARA SILVEIRA, RENATA NAZARE MORGADO, ALBA KEILA SOUZA E SILVA, ALESSANDRA DA SILVA BRAGA, DECENIR MUNIZ DA CRUZ, MICHELE DA SILVA CORREA, RODRIGO ALVES SARLO