Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE LISTAGEM DO PACIENTE PARA TRANSPLANTE HEPÁTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Introdução

O Enfermeiro é responsável pelo planejamento e implementação da assistência prestada ao paciente e familiar durante todo o processo.

Material e Método

Trata-se de um relato de experiência vivenciada pela equipe de enfermagem do setor de Transplante Hepático de um hospital filantrópico na cidade de Salvado- Ba.

Resultados

O paciente é encaminhado para a consulta de enfermagem após a indicação de transplante hepático, sendo avaliado quanto ao nível de conhecimento da doença e tratamento proposto, norteando assim como serão fornecidas as orientações sobre funcionamento, condições e consultas subsequentes necessárias para a inclusão em lista de espera para o procedimento. O acompanhamento de enfermagem será de acordo com sua gravidade e os exames serão realizados e validados pelas especialidades referentes. O serviço social, a psicologia e a nutrição avaliarão e darão parecer sobre a situação social, rede de apoio, condição psicológica e estado nutricional do doente e da família. Após a conclusão dos exames laboratoriais, de imagem, as orientações das demais especialidades e a avaliação final do cirurgião responsável pela equipe, o enfermeiro realiza a inscrição do paciente em lista de espera e orienta paciente e família quanto ao procedimento cirúrgico, funcionamento e posição em lista de espera; periodicidade de renovação dos exames; convocação no momento de chamada para procedimento cirúrgico e, principalmente a necessidade de se manter comunicável e a importância do seguimento do acompanhamento.

Discussão e Conclusões

A intervenção do Enfermeiro, através de orientações pertinentes, contribui na adesão do paciente e família no processo de listagem, melhorando assim o conhecimento, o que interfere no sucesso do procedimento.

Palavras Chave

Enfermagem; transplante hepático, atuação profissional

Área

Enfermagem

Instituições

HOSPITAL SÃO RAFAEL - Bahia - Brasil

Autores

ISIS GONSALVES BARRETO, HELENI FERREIRA CARVALHO, LOURIANNE NASCIMENTO CAVALCANTE, ANDRE CASTRO LYRA, CLAUDIA DE ABREU CARDOSO MACHADO