Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Histoplasmose disseminada causando microangiopatia trombótica no transplantado renal.

Introdução

As microangiopatias trombóticas (MAT) são complicações comuns no pós-transplante renal (TxR). Dentre as causas de MAT destacam-se as infecções, sendo rara a associação com histoplasmose.

Material e Método

relato de caso

Resultados

Paciente, 45 anos com DRC de etiologia indeterminada submetido a TxR em 2014 com presença de anticorpo especifico (DSA) contra o doador. Recebeu de imunossupressão:Tymoglobulina, prednisona, tacrolimo e micofenolato de sódio. Alta hospitalar no 13º de pós-operatório com creatinina (Cr) de 2,1mg/dl.Após 2 anos do TxR evoluiu com tosse seca, emagrecimento,febre e aumento da Cr.Tomografia computadorizada (TC) de tórax mostrou infiltrado miliar associado a linfonodos mediastinais. Apresentou melhora clínica após ser tratado para Tuberculose Pulmonar empiricamente apesar de propedêutica negativa. Readmitido com 3 anos e 2 meses com dor abdominal e febre. Nova TC de tórax mantendo micronódulos e linfonodos mediatinais e TC de Abdome mostrou massa na raiz de mesentério. Biópsia da lesão (Bx) revelou histoplasmose. Durante a internação evoluiu com piora da função renal e anemia hemolítica. Submetido a BX renal com achado de MAT. Iniciado Anfotericina lipossomal e prednisona com melhora clínica e resolução da MAT. Modificado antifúngico para Itraconazol após 14 dias de tratamento.

Discussão e Conclusões

As micoses sistêmicas tem aumentado sua incidência e importância em pacientes imunossuprimidos.O quadro clínico é bem variado, sendo rara a associação com MAT. Após o inicio do tratamento sistêmico do provável agente causal, observou-se melhora da função renal e resolução das complicações relacionada a MAT. Apesar das principais causas de MAT ser imunológica e medicamentosa, este caso relata a importância de se afastar causas infecciosas, dentre elas a histoplasmose.

Palavras Chave

Microangiopatia,Histoplasmose,transplante

Área

Infecção

Instituições

Hospital Universitário Ciências Médicas - Minas Gerais - Brasil

Autores

Priscilla Freitas Sampaio, Luís Gustavo Freitas Tridade, Luíz Flávio Couto Giordano, Flávia Carvalho Leão Reis, Marcus Faria Lasmar, Heloísa Reniers Vianna, Camila Fioravanti Figueiredo, Alice Martins Rodrigues, Euler Pace Lasmar