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XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DAS QUALIDADES DE FUNCIONALIDADE E EFICIÊNCIA DO AVA SOBRE DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS POR GRADUANDOS EM ENFERMAGEM

Introdução

A demanda educacional da sociedade atual, tem sido suprida pela utilização da internet. Nesta perspectiva, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) surge como ferramenta importante, pois quando desenvolvido e utilizado adequadamente, torna-se estratégia para educação de temas que são pouco abordados formalmente, como é o caso da doação e transplante de órgãos.
Com o intuito de aproximar o usuário final da etapa de desenvolvimento do AVA, dada a importância destes para a construção de conteúdo adequado, o objetivo deste estudo foi realizar uma avaliação da funcionalidade e eficiência do AVA pelos estudantes de enfermagem.

Material e Método

Trata-se de pesquisa aplicada, com abordagem descritiva-exploratória, visando avaliação da funcionalidade e eficiência do AVA. Participaram da pesquisa dezesseis graduandos de enfermagem, que responderam questionário no AVA.

Resultados

Em relação à funcionalidade da interface, foram feitas perguntas relacionadas ao AVA dispor das funções necessárias para a execução do curso, precisão na execução das funções e facilidade do aprendizado. Todos os alunos concordaram que para estes critérios, o AVA estava adequado. No critério eficiência, foram feitas quatro perguntas: adequação dos recursos utilizados pelo AVA, boa navegação, apresentação de ferramentas bem desenvolvidas e facilidade na troca de páginas e acesso aos botões e menus. Para as três primeiras perguntas, todos os alunos (100%) concordaram. Já para a última pergunta, 94% dos alunos concordaram.

Discussão e Conclusões

Quando o AVA tem muitos problemas técnicos, torna-se desmotivador e atrapalha a construção do conhecimento. Portanto, os problemas identificados durante seu desenvolvimento devem ser resolvidos, a fim de torná-lo satisfatório e intuitivo ao usuário.

Palavras Chave

Educação em enfermagem; Transplante de órgãos

Área

Enfermagem

Instituições

Escola de Enfermagem de Ribeirão PReto- EERP/USP - São Paulo - Brasil

Autores

Ursula Marcondes Westin, Karina Dal Sasso Mendes, João Paulo Victorino, Yolanda Dora Martinez Évora