Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Aspectos Bioéticos do Transplante Intervivo: revisão narrativa

Introdução

Bioética é um ramo da ética aplicado à área da saúde com características multidisciplinares para lidar com interações complexas. No processo de decisão de transplante de órgãos intervivos devem ser considerados todos os princípios éticos. Esse estudo tem por finalidade conhecer e discorrer sobre o transplante intervivo à luz da ética.

Material e Método

No decurso do programa de residência multiprofissional da Universidade Federal do Ceará, foi realizada uma revisão narrativa acerca da ética no contexto do transplante intervivo, e então, foram selecionados os estudos mais relevantes para a discussão do tema.

Resultados

O transplante de órgãos intervivos possui características que o torna diferente de qualquer assunto biomédico. Um importante aspecto é a integridade física do doador, pois essa modalidade de transplante é considerada segura e eficaz para os receptores, porém, para o doador pode existir complicações clínicas e psíquicas. A doação com doador vivo aparentado é justificada socialmente pelo vínculo afetivo, contudo, é uma decisão complexa e influenciada pelas expectativas. A doação de não aparentados, apesar de permitida em alguns países, no Brasil só é exequível com autorização judicial, na tentativa de se excluir o comércio de órgãos. Entende-se, ainda, que a dimensão religiosa dos sujeitos é um fator determinante na tomada de decisões. Estudos afirmam que nenhuma religião proíbe a doação de órgãos, mas é mencionado a existência da desinformação e contradições entre líderes religiosos ligadas ao assunto.

Discussão e Conclusões

Essa modalidade de transplante merece mais estudos e discussões entre profissionais da área da saúde, da área jurídica, bioeticistas e do Estado, visando sempre o empoderamento, a libertação e a emancipação de receptores e doadores.

Palavras Chave

bioética; transplante de órgãos; transplante intervivo;

Área

Coord. Tx / Ética

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Nathália Gonçalves Oliveira, Darling Kescia Araújo Peixoto Braga, Renan Morais e Silva, Cecilia Carla Barroso Calazans, Pabyle Alves Flauzino, Anamaria Arújo e Silva Barroso, Mirnna Vasconcelos da Silva, Thalyta Santos Alves, Ana Jamille Carneiro Vasconcelos, Caroline Oliveira da Silva, Iwyson Henrique Fernandes da Costa, Lilian Porto Camelo Marques