FATORES QUE DETERMINAM A RECUSA FAMILIAR DIANTE DE UM POTENCIAL DOADOR DE ÓRGÃOS
Os transplantes de órgãos no Brasil se destaca pelo crescimento nos últimos anos, entretanto a escassez de órgãos para transplante tem ocasionado preocupação, sendo que a recusa familiar é apontada como um dos fatores limitantes para suprir a crescente demanda do número de transplantes. Objetiva-se analisar a recusa familiar diante de um potencial doador de órgãos e identificar os motivos.
Estudo documental, realizado na Organização de Procura de Órgãos (OPO), localizada na região do Cariri, estado do Ceará. Foram analisados os prontuários dos pacientes dos anos de 2015 e 2016. A coleta de dados aconteceu por meio de um formulário,e os resultados descritos em termos de frequência simples e percentual. Na pesquisa foram preservados os aspectos éticos e legais, sob o parecer de número 1.397.157.
Nos anos citados foram abertos pela OPO-Cariri 177 protocolos de morte encefálica, dos quais 55 (31,1%) permaneceram como potenciais doadores, não havendo assim a doação efetiva; destes, 30 pacientes (54,5%) não tornaram-se efetivos devido a negativa familiar. Das famílias abordadas, 30% dos familiares não eram favoráveis a doação; 23,3% devido a manifestação do doador em vida contrário a doação; 10% pelo tempo longo do processo; 6,7% por conflito familiar, atendimento hospitalar prévio insatisfatório, não compreensão do diagnóstico, e não informado; 3, 3% por não aceitação do diagnóstico, convicção religiosa, e devido o familiar não acreditar no sistema de doação.
Considerando que a doação depende da autorização familiar, mesmo com taxas de recusa consideradas aceitáveis, há necessidade de campanhas de conscientização, incentivando a população a manifestar seu desejo em doar e discutir com a sua a família a decisão tomada.
Potencial Doador de órgãos. Transplantes. Doação de Órgãos.
Multidisciplinar
HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI-HRC - Ceará - Brasil
BRUNA BANDEIRA OLIVEIRA MARINHO, ANTÔNIA THAMARA FERREIRA DOS SANTOS, AMANA DA SILVA FIGUEIREDO, VITÓRIA DE CÁSSIA FELIX REBOUÇAS, JOSÉ WAGNER BRITO DE SOUZA, GUSTAVO MARTINS DOS SANTOS, LÍDIA SAMANTHA ALVES DE BRITO