Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

iMPACTO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE DO PROCESSOD E DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Introdução

Os progressos atuais, têm colaborado para o aumento do número de transplantes de órgãos e tecidos. No Brasil, a escassa doação pode estar relacionada a falhas no processo. O conhecimento dos profissionais sobre o processo de doação e a execução adequada de suas etapas, concretizam a doação de órgãos e tecidos. (SANTOS et al, 2012). O objetivo é analisar os indicadores do processo de doação de órgãos e tecidos antes e após implantação do projeto de Educação Permanente das Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT), ocorrido em junho de 2015.

Material e Método

Estudo descritivo exploratório dos indicadores do processo de doação entre janeiro 2014 a junho de 2015 e, de julho de 2015 a dezembro de 2016. Foram analisadas as variáveis: notificações de Morte Encefálica (ME), doações de órgãos, entrevista familiar, recusa familiar e parada cardiorrespiratória.

Resultados

Após a implantação do projeto de Educação Permanente, houve um aumento das notificações de ME em 65%, 102% nas doações de órgãos, 71% na entrevista familiar e 41% na recusa familiar.Quanto a parada cardiorrespiratória, reduziu-se em 16% comparado ao período pré implantação.

Discussão e Conclusões

Após a análise dos dados, houve um aumento dos indicadores favoráveis ao processo de doação de órgãos. O aumento das recusas familiares deve-se ao aumento de entrevistas, porém espera-se que com a Educação Permanente ocorra redução desta. A redução do índice de parada cardiorrespiratória durante o processo de investigação de ME reflete na qualidade do conhecimento dos profissionais envolvidos nesta etapa. Acredita-se que a capacitação dos profissionais propiciou um aumento na doação de órgãos, favorecendo os doentes que aguardam por um órgão e aos familiares enlutados, garantindo o direito da doação.

Palavras Chave

Doação de Órgãos, Educação Permanente.

Área

Coord. Tx / Ética

Instituições

OPO - Paraná - Brasil

Autores

Gislaine Fusco Duarte, Fabiano Mosconi dos Santos, Doroteia Fernandes Gouveia Caetano, Marcos Roberto Ballato, Margarida Helena Bichara, Marilena de Freitas, Patrícia Micarelli Pareira, Regimara dos Anjos, Silvana Mazur de Souza Bonora, Susana Silvano Almeida, Rafael Rodrigo da Silva Pimentel, Claudia Helena Escame, Arlene Terezinha Cagol Garcia Badoch