Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Avaliação dos níveis de Fator de von Willebrand (FvW) em relação à função do enxerto em pacientes transplantados renais

Introdução

O endotélio vascular é a primeira interface entre doador e receptor no transplante renal. A disfunção endotelial está associada com a elevação dos riscos de morbimortalidade e perda do enxerto em pacientes transplantados renais (RTx). O objetivo do estudo foi avaliar o marcador hemostático, FvW, em relação aos níveis de creatinina e presença de rejeição ao enxerto em RTx.

Material e Método

Foram avaliados 84 RTx, distribuídos em grupos de acordo com a creatinina sérica (C1≤1,4 e C2>1,4mg/dL) e a presença de episódios de rejeição prévia ao enxerto (R1:Sem Rejeição; R2:Rejeição Prévia). Os níveis plasmáticos de FvW foram determinados por ELISA. Os dados foram analisados pelo teste de Mann Whitney e apresentados como mediana e intervalo interquartil (IQ). Correlações de Spearman e de Pearson também foram realizadas. Foi considerado significativo p<0,05.

Resultados

Níveis significativamente maiores de FvW foram encontrados no grupo C2 (10,88mU/mL; IQ=3,36) em relação ao C1 (8,79mU/mL; IQ=3,27), p=0,014. Esta elevação também foi observada para os paciente com história prévia de rejeição ao enxerto (R2:10.26mU/mL; IQ=3.43 vs. R1:8.88mU/mL; IQ=3.27), porém não significativa, p=0,059. O FvW se correlacionou positivamente com a creatinina (r=0,218; p=0,050) e negativamente com o eRFG (r=-0,233; p=0,036).

Discussão e Conclusões

Estudos sugerem que anormalidades hemostáticas podem ser uma das vias pelas quais a baixa função renal venha a promover um aumento do risco cardiovascular. Nossos dados corroboram com a literatura ao relacionar elevados níveis do FvW com a piora da função renal, demonstrada pelos marcadores clínicos usuais. Podemos concluir que o FvW pode ser considerado um marcador promissor para avaliação da função endotelial no enxerto renal.
SUPORTE: CAPES, FAPEMIG, CNPq.

Palavras Chave

Fator von Willebrand; Transplante Renal; Rejeição.

Área

Rim

Instituições

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

Suellen Rodrigues Martins, Luci Maria SantAna Dusse, Lorraine Vieira Alves, Carolina Neris Cardoso, Cristiane Alves Silva Menezes, Marcus Faria Lasmar, Luiz Flávio Couto Giordano, Patrícia Nessralla Alpoim, Ana Paula Lucas Mota