Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Fatores de Risco para Diabetes Mellitus Pós Transplante: evidências para a atuação do Enfermeiro.

Introdução

A incidência de Diabetes Mellitus Pós-Transplante (DMPT) é 44% e sua detecção precoce é crucial para garantir maior sobrevida aos pacientes transplantados. O profissional enfermeiro deve conhecer os fatores de risco para DMPT, identificá-los, encaminhar o paciente à equipe multidisciplinar para o devido tratamento e acompanhar sua evolução. O presente estudo teve como objetivo buscar evidências na literatura sobre fatores de risco para DMPT.

Material e Método

revisão bibliográfica nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on line (MEDLINE), Web of Science e Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) por meio das palavras-chave: cuidado de enfermagem, enfermagem, diabetes, transplante de fígado, nurse, liver transplantation, diabetes, new onset diabetes after transplantation. Foram revistos fatores inerentes ao doador e ao receptor.

Resultados

Encontrados onze artigos em inglês e três em espanhol com os descritores enfermagem, diabetes e transplante de fígado. O descritor cuidado de enfermagem não apresentou resultados. Os fatores de risco para DMPT foram idade superior a 45 anos, história familiar de diabetes, índice de massa corpórea acima de 25, ser afro descendente, sorologia positiva para hepatite C, uso de imunossupressores inibidores de calcineurina, pulsoterapia com corticosteróides e presença de esteatose no doador.

Discussão e Conclusões

A identificação dos fatores de risco para DMPT deve estar no escopo da atenção do enfermeiro que atua com pacientes pós-transplante, ficando clara a relevância da sua atuação e a necessidade de mais pesquisas para fundamentar a prática clínica da equipe multiprofissional ao paciente transplantado.

Palavras Chave

Enfermagem
Transplante de Fígado
Diabetes Mellitus Pos transplante

Área

Enfermagem

Instituições

Unicamp - São Paulo - Brasil

Autores

Luciana Teixeira Lot, Ticiane Gonçalez Bovi, Elaine Cristina de Ataíde, Arnaldo Moura Neto, Ilka de Fatima Santana Ferreira Boin