Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Perfil das doações e captações de rim no estado de Goiás

Introdução

Estudos de caracterização de captações de rins no estado de Goiás se fazem necessários para que seja traçado um perfil local a respeito das doações e transplantes, bem como produzir material para futuras pesquisas.

Material e Método

Estudo quantitativo, descritivo e retrospectivo. A coleta de dados foi realizada no serviço de arquivo da Central de Transplantes do estado de Goiás e compreendeu o período de novembro de 2016 a abril de 2017. A população foi constituída dos prontuários de pacientes falecidos potenciais doadores de rim nos anos de 2015 e 2016. O instrumento de coleta de dados foi elaborado com base nos itens dos objetivos. O projeto ao qual este estudo está vinculado tem aprovação no Comitê de Ética CEP/HC/UFG sob o protocolo nº 18/2011.

Resultados

O resultado da pesquisa mostrou que os hospitais que mais notificaram morte encefálica foram três (H1, H2 e H3), sendo estes os mais bem equipados, preparados e da rede pública, juntos formam cerca de 75,6% de notificações. A causa de morte encefálica mais notificada foi TCE. A maior taxa de morte encontrada dentre as idades foi em adultos entre 19 e 59 anos. A maior taxa de doação foi no gênero masculino com 65,4% e o feminino foi 34,6%. A efetivação dos transplantes ocorreu em 94,3% das doações e em 5,7% houve recusa desse órgão devido às condições anatômicas e macroscópicas desfavoráveis. Quanto ao destino dos rins captados, a maioria permaneceu no próprio estado de Goiás (73,8%), pela facilidade de logística, seguido do Distrito Federal (6,7%), e não houve registro do destino do órgão em 4,5% das doações.

Discussão e Conclusões

O destino final mais frequente dos rins captados foi o estado de Goiás, representando diminuição na fila de espera no estado, que em 2016 foi de 260 pacientes.

Palavras Chave

transplante de órgãos, transplante de rim, doadores de tecidos, Rim

Área

Rim

Instituições

universidade federal de goias - Goiás - Brasil

Autores

Vinicius Florentino Ferreira da Silva , Karina Suzuki, Regiane Aparecida dos Santos Soares Barreto, Ingred Fernanda Rodrigues de oliveira, Camila Antunes, Joyce Vila Verde Nobre