DIFERENÇAS DAS CAUSAS DE NÃO EFETIVAÇÃO DE POTENCIAIS DOADORES EM HOSPITAIS PÚBLICOS E PRIVADOS
O sistema de transplantes de órgãos e tecidos com doadores falecidos no Brasil é seguro e bem estruturado. O número deste tipo de doador tem aumentado no país de uma forma geral, embora encontramos algumas dificuldades no processo, como a subnotificação, notificação tardia, parada cardiorespiratória e recusa familiar.
Analisar se existe diferença nos motivos de não efetivação dos potenciais doadores notificados a Organização de Procura de Órgãos da Escola Paulista de Medicina, em hospitais públicos e privados, no período entre janeiro de 2013 e dezembro de 2016.
No período, 2376 notificações de potenciais doadores falecidos foram recebidas, destes 81% foram de hospitais públicos. Das notificações não efetivadas, 309 foram de hospitais privados (grupo 1) e 1082 de hospitais públicos (grupo 2), os dois grupos assemelhavam-se em idade (média 48 anos), tempo médio de internação (6,7 dias) e causa de morte cerebrovascular (61% vs 53%). Recusa familiar, parada cardíaca e contra-indicação clínica foram causas de não efetivação da doação. Foram realizadas um total de 1263 entrevistas familiares, sendo que 55% das famílias do grupo 1 não foram favoráveis à doação e no grupo 2 o percentual foi de 48%. A incidência de parada cardíaca foi de 21,6% no grupo 1 e 25,8% no grupo 2; contra indicação clinica foi maior no grupo 1 (34,9%), quando comprado ao grupo 2 (29,7%). Em relação aos doadores efetivos, o percentual foi de 32% no grupo 1 e 43% no grupo 2.
Evidenciamos que apesar das dificuldades encontradas em alguns serviços, em especial os públicos, estes se assemelham aos hospitais privados no que diz respeito ao número de doadores efetivados, assim como os motivos de não efetivação dos potenciais doadores.
causas de não efetivação da doação, notificação de morte encefálica
Enfermagem
Fundação Oswaldo Ramos - São Paulo - Brasil, Organização de Procura de Órgãos EPM UNIFESP - São Paulo - Brasil
Vanessa Ayres Carneiro Gonçalves, Tatiane Alvarenga Sanchez, Walquiria Aparecida de Siqueira Santana, Sheila Eduardo Polacci, Jose Osmar Medina Pestana