Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Farmácia Clínica e transplantes de órgãos sólidos: recomendações farmacêuticas realizadas em um hospital universitário de Fortaleza-CE.

Introdução

A farmacoterapia no transplante é complexa, composta por diferentes classes de medicamentos e suscetível ao surgimento de problemas de saúde secundários. Deste modo, a presença do Farmacêutico Clínico é essencial. Recomendação farmacêutica (RF) é um ato planejado, documentado e realizado junto ao usuário e/ou profissionais de saúde visando resolver ou prevenir transtornos que podem interferir na farmacoterapia. Esse estudo objetiva analisar as RF realizadas por Farmacêuticos Clínicos nas enfermarias de Transplante Renal e Hepático de um hospital universitário de Fortaleza-CE.

Material e Método

Estudo descritivo, transversal. Foram coletados dados registrados em formulário específico referentes às RF realizadas de Dezembro/2016 a Fevereiro/2017, classificados e organizados com auxílio do Microsoft Excel 2010 e lista de classificação de RF própria. Foi aplicada estatística descritiva e os resultados estão dispostos em frequências absolutas e relativas, médias ± desvio padrão.

Resultados

Foram realizadas 287 RF envolvendo 57 pacientes transplantados, sendo 53% do sexo masculino. A média de idade foi de 50,7±11,0 anos. A média de RF por paciente foi de 5,0±5,0. A RF mais prevalente foi adequação de dose (14%). A classe de medicamentos mais prevalente nas RF foram os Antibióticos (52%). A taxa de aceitação foi de 90%.

Discussão e Conclusões

Evidências na literatura confirmam o perfil tanto dos pacientes como dos medicamentos envolvidos com as RF encontrados. Estudo realizado em 2013 no mesmo centro demonstrou maior taxa de aceitação em âmbito ambulatorial. Apesar dos resultados, são necessários mais estudos com maiores amostra e duração para traçar quais são as principais recomendações farmacêuticas e sua relação ao cuidado com o paciente transplantado.

Palavras Chave

Atenção farmacêutica; Transplante de rim; Transplante de fígado.

Área

Multidisciplinar

Instituições

Hospital Universitário Walter Cantídio - Ceará - Brasil

Autores

Renan Morais e Silva, Iwyson Henrique Fernandes da Costa, Lilian Porto Camelo Marques, Maria Cleonice Araújo Silva, Maria Karine Cavalcante Pinheiro, Juliana de Oliveira Carlos, Alene Barros de Oliveira, Marjorie Moreira Guedes