Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Análise da evolução de 43 casos de pacientes transplantados de fígado por polineuropatia amiloidótica familiar em hospital de referência no Brasil

Introdução

Polineuropatia amiloidótica familiar (PAF) é uma desordem hereditária que resulta na deposição de amilóide em vários tecidos, particularmente nos nervos periféricos e no coração. O transplante hepático (TH) interrompe sua progressão. O objetivo do trabalho é descrever a casuística do grupo.

Material e Método

Revisou-se os prontuários de pacientes com PAF submetidos a TH com doador falecido, realizados no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, entre outubro de 2007 a março de 2017.

Resultados

No período foram realizados 43 transplantes em pacientes PAF, com maior frequência do sexo masculino (69%) e com idade média de 42,5 ± 7,74 anos. A idade de início dos sintomas foi 34,67 ± 7,57 anos. O tempo médio de follow up foi 60,26 ± 36,64 meses. A mutação Val30Met (Val50Met) foi a mais frequente (95,3%), entretanto encontrou-se mutações distintas em dois pacientes, Phe44Ser e Glu47Gly. Além da neuropatia periférica sensitivo-motora presente em todos os casos, a disfunção gastrointestinal ocorreu em 69% da amostra, seguido das manifestações urológicas (45,2%) e cardiovasculares (35,7%). 78,6% dos pacientes receberam anticoagulação e esta foi mantida na alta hospitalar. Entre as principais complicações pós transplante, nove pacientes apresentaram trombose da artéria hepática precoce (21,4%) e três casos evoluíram com não funcionamento primário do enxerto. O retransplante foi o tratamento de escolha para 23,8% das complicações. Quatro pacientes do estudo foram a óbito (9,5%).

Discussão e Conclusões

O TH é uma opção terapêutica consolidada na PAF e a evolução pós procedimento é encorajadora. Além disso, os casos de mutações não Val30Met descritos na população do estudo expandem a variabilidade genotípica encontrada em nosso meio.

Palavras Chave

transplante hepático; polineuropatia amiloidótica familiar

Área

Fígado

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Thalita Amaral Amaro Adami, Bianca Della-Guardia, Bruno Bindi, Celso Eduardo Lourenço Matielo, Fernando Luis Pandullo, Guilherme Eduardo Gonçalves Felga, Igor Lepski Calil, Jefferson Andre Silva Alves, Lilian Amorim Curvelo, Pamella Tung Pedroso, Rafael Antonio Arruda Pécora, Roberto Ferreira Meirelles-Junior, Rodrigo Andrey Rocco, Sergio Paiva Meira-Filho, Renata Rocha Batista, Marcio Dias Almeida