Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ADMISSÃO DO ENFERMEIRO NA COMISSÃO INTRA-HOSPITALAR DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS NA PERSPECTIVA DOS ENFERMEIROS

Introdução

As Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) são compostas por equipes multiprofissionais, e desempenham função importante na obtenção de órgãos. O enfermeiro tem função essencial no estabelecimento de um programa de transplante de sucesso (MENDES et al 2012 , MARTINS e COSTA 2013). Um estudo sueco relata que há dificuldades dos profissionais, em lidar com o apoio psicológico à família e ao mesmo tempo, abordar a doação. Outra pesquisa norte-americana aponta que aproximadamente 30% dos cuidadores críticos, não foram formalmente educados sobre a doação de órgãos (HART et al 2012). Objetiva-se conhecer como se dá a admissão do enfermeiro nas CIHDOTTs no Brasil.

Material e Método

estudo qualitativo, descritivo e exploratório, feita com 12 enfermeiros de CIHDOTTs de Porto Alegre. Usou-se entrevista semiestruturada e análise de conteúdo.

Resultados

evidenciou-se que os participantes foram admitidos de modo impositivo pelas instituições, por curiosidade ou interesse. Contudo, em todas as situações sua admissão ocorreu sem o preparo prévio.

Discussão e Conclusões

A portaria 2600 de 2009 menciona a necessidade da participação ativa na formação, capacitação, habilitação e educação permanente de seus profissionais5. Salienta-se que as capacitações, segundo dados da presente pesquisa, só aconteceram algum tempo depois da admissão dos enfermeiros. Dados semelhantes estão em estudos internacionais realizados no Catar, EUA e Suécia (FLODEN e FORSBERG, 2009, HART et al 2012, BENNER et al 2008), que apontam a necessidade de políticas educativas sobre esse tema, durante a formação profissional. Enfatiza-se, portanto, que medidas educativas devem ser introduzidas para preparar os enfermeiros, futuros participantes das comissões.

Palavras Chave

Enfermeiro, Doação de Órgãos, Capacitação

Área

Enfermagem

Instituições

Hospital Universitário de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Fernando Tolfo, Simone Nunes, Diana Cecagno, Silviamar Camponogara, Sidiane Teixeira Rodrigues, Hedi Crecência Heckler Siqueira