Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO RISCO NUTRICIONAL DE PACIENTES SUBMETIDOS A TRANSPLANTE RENAL

Introdução

O Transplante Renal atua como a mais completa possibilidade de sobrevida e qualidade de vida a pacientes com falência renal. O tempo de diálise ou o procedimento cirúrgico podem predispor inadequações ao estado nutricional, fazendo-se de suma importância a avaliação do risco nutricional a fim de diagnosticar o quanto antes tais problemas. Diante disso, o presente trabalho tem como premissa avaliar o risco nutricional de pacientes submetidos ao transplante renal.

Material e Método

A coleta de dados foi realizada em um hospital da cidade de Fortaleza – CE. Foram incluídos indivíduos adultos, de ambos os sexos, readmitidos na enfermaria após serem submetidos ao transplante renal. Para a avaliação do risco nutricional, utilizou-se o questionário Nutritional Risk Screening (NRS, 2002), composto por 2 fases. Após o somatório de pontos, os indivíduos com > 3 pontos foram classificados como em “Risco Nutricional”. Todas as triagens foram realizadas em até 72 horas após a internação. A avaliação do estado nutricional foi realizada por meio do índice de massa corporal (kg/m²) segundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS, 1995).

Resultados

Fizeram parte do estudo 40 indivíduos, em que 60% (24) eram do sexo masculino, com idade média de 42,15. Cerca de 60% (24), das re-internações se deram por infecção do trato urinário. Quanto ao estado nutricional, 56% (23) apresentaram IMC>25,00kg/m². De acordo com a NRS, 77,5% (31) encontravam-se fora de risco nutricional.

Discussão e Conclusões

Após o transplante renal os indivíduos ainda encontram-se com estado nutricional aquém do recomendado, como mostrou-se no presente estudo. O risco nutricional não foi evidenciado, porém a pesquisa em questão contém o viés do tamanho amostral, fazendo-se necessário mais estudos a respeito do tema.

Palavras Chave

Transplante Renal, Risco Nutricional, Estado Nutricional.

Área

Rim

Instituições

Hospital Universitário Walter Cantídio - Ceará - Brasil

Autores

Pabyle Alves Flauzino, Ticiane Oliveira Albuquerque, Marília Sousa Gonçalves, Nayranne Hivina Carvalho Tavares, Andressa Eslayne Caldas Sales, Priscila Taumaturgo Holanda Melo, Ana Filomena Camacho Santos Daltro