Como o tamanho da lista para prova cruzada interfere no tempo de isquemia fria
A prova cruzada (PC) entre as células do doador e o soro dos possíveis receptores é um procedimento normativo que precede o transplante de determinados órgãos. Apesar de trabalharmos com a mais rápida técnica (citometria de fluxo pelo protocolo Halifax), não observamos a redução esperada no tempo de isquemia fria. Portanto, nosso objetivo foi avaliar como o número de soros testados e a análise de exclusão virtual dos possíveis receptores através do painel de anticorpos, influenciam na duração da PC.
Foi realizada uma análise retrospectiva dos registros de doadores falecidos do Laboratório de Imunologia de Transplantes da Santa Casa de Porto Alegre no período de novembro de 2016 a fevereiro de 2017.
Foram realizadas 107 PCs das quais 93 apresentaram dados suficientes e foram incluídas no estudo. Destas, 64 (68,82%) foram de doadores do estado do RS, enquanto que 29 (31,18%) doadores foram provenientes dos demais estados. Avaliando o tempo em cada PC, o tempo médio do teste foi 3h50min, sendo que o menor tempo encontrado foi de 1h50min (com dois soros) e o maior, de 7h20min (com 52 soros). A mediana de pacientes por lista foi de 12 e de pacientes excluídos pela análise virtual foi de 2 por lista. Além disso, observamos uma correlação positiva entre o tempo total da PC e o número de soros testados (coeficiente de Pearson: 0,701; P<0,001) e entre o número de receptores excluídos por PC virtual (coeficiente de Spearman: 0,548; P<0,001).
Apesar de utilizarmos a técnica mais rápida disponível para PC física, esse ganho de tempo não se refletiu suficiente na redução do tempo de isquemia fria. Deste modo, a racionalização na elaboração da lista será de grande importância para um melhor resultado na abreviação desse tempo.
Prova cruzada; tempo de isquemia fria; lista de receptores
Imuno/Histo/Tecidos
Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
ALINE GASPAROTTO, CLAUDIA BAHUSCHEWSKYJ, FERNANDA MARQUEZOTTI, JORGE NEUMANN