Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Complicações infecciosas precoces e tardias em transplantados renais

Introdução

Complicações infecciosas em transplantados renais são frequentes e podem ser associadas a disfunção do enxerto e elevação da morbimortalidade. Este estudo avaliou os episódios infecciosos precoces e tardios mais prevalentes em transplantados renais durante o primeiro ano pós-transplante.

Material e Método

Estudo de coorte retrospectiva de análise de prontuário de pacientes que transplantaram, entre janeiro de 2012 e março de 2016, em um centro transplantador em Salvador/Bahia. Os eventos infecciosos foram classificados de acordo com o período de ocorrência e tipo de infecção.

Resultados

Dos pacientes transplantados, 57,1% apresentaram pelo menos um episódio infeccioso e o período precoce foi o de maior notificação (84,7%). As infecções de maior ocorrência foram ITU (41,7%), CMV (25%) e pneumonia (13,9%). Dos pacientes que apresentaram ITU, sua maioria foi do sexo masculino (52,2%), utilizaram cateter duplo J por período prolongado (30,4%) e os principais patógenos isolados foram Escherichia coli ESBL e Klebsiella pneumoniae ESBL. Dos pacientes com CMV, todos receberam enxertos de doadores falecidos, 46,1% receberam Thymoglobulina como terapia de indução, 23% apresentavam sorologia IgG positiva pré-transplante e 53,8% apresentaram CMV doença. Ao final do primeiro ano, 20% dos pacientes não apresentavam enxerto funcionante, sendo que dois pacientes foram a óbito de causa infecciosa no período precoce.

Discussão e Conclusões

ITU e CMV foram as infecções mais prevalentes e o perfil de microorganismos isolados por via urinária possuíam maior resistência, sugerindo infecção intra-hospitalar. Faz-se necessário revisão das técnicas cirúrgicas e padronização de rotinas para prevenção e controle de infecções.

Palavras Chave

Transplante renal; Infecção; Infecção do Trato Urinário; ITU; Infecção por Citomegalovírus; CMV

Área

Rim

Instituições

Hospital Ana Nery - Bahia - Brasil, UNIME - União Metropolitana de Educação e Cultura - Bahia - Brasil

Autores

LARISSA MATOS CARVALHO BASTOS, PAULA MESQUITA PINHEIRO, PÉROLA REIS SOUZA, RONILDO JÚNIOR FERREIRA RODRIGUES, GILBERTO PRUDENTE DANTAS , ANA PAULA MAIA BAPTISTA, NARA ALVES VIEIRA