A ORGANIZAÇÃO DE PROCURA DE ÓRGÃOS (OPO): FATOR DETERMINANTE PARA O AUMENTO DA CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS NA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE.
A portaria Nº2.601/GM, de 21 de outubro de 2009, objetiva promover o fortalecimento e o aprimoramento do Sistema Nacional de Transplantes-SNT, para melhoria do processo de doação/transplante, implementando a criação, a estruturação, o funcionamento e o financiamento de Organizações de Procura de Órgãos-OPO.Objetiva-se conhecer a realidade impactada com a criação da OPO e investigar o aumento de captação de órgãos foi a principal motivação do trabalho.
Trata-se de um estudo realizado na OPO do Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte-CE, de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, sob aprovação do Comitê de ética em pesquisa com parecer (CAAE: 60833516.3.0000.5048), dados coletados através de uma entrevista semi-estruturada, com dez questões gravadas e transcritas com fidedignidade e foram tratados por meio da análise de conteúdo.
Foi identificado que antes da implantação da OPO existiram poucos casos de captação e que em virtude da demora do processo existiram alguns casos em que os órgãos captados tornaram-se impróprio para o transplante. A média de captação de órgãos atualmente vem apresentando um aumento expressivo de mais de 800% nos anos de 2012 quando o serviço iniciou até 2016.
Os entrevistados afirmaram que o processo de identificação e doação apresentou um aumento importante nos últimos anos, após a implantação da OPO e do início do serviço de captação de córneas. Em vista dos argumentos apresentados percebeu-se que antes da existência da OPO no HRC havia um número insignificante captações na região, em relação ao seu potencial. É papel dos profissionais visar o aumento no número de doações e reduzir o sofrimento da espera(AGUIAR et al, 2011).
Captação de Órgãos.Organização de Procura de Órgãos.Hospital Regional do Cariri.
Coord. Tx / Ética
HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI - Ceará - Brasil
BRUNA BANDEIRA OLIVEIRA MARINHO, GUSTAVO MARTINS DOS SANTOS, THÉRCIA LUCENA GRANGEIRO MARANHÃO, NAIANNE FIGUEREDO LEITE