Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Fatores de risco para recidiva de infecção de trato urinário

Introdução

As infecções de trato urinário (ITU) são as infecções mais frequentes pós-transplante renal (TR).

Material e Método

Foram avaliados retrospectivamente todos os pacientes com mais de 18 anos submetidos a TR entre Janeiro/2013 a Julho/2016. Todos os pacientes foram seguidos do TR até Dezembro/2016, óbito ou perda do enxerto. A fonte de dados foi o prontuario do paciente, banco do controle de infecção e relatório do laboratório. Foi definido como exame positivo cultura de urina de jato médio com crescimento de especie bacteriana≥105 UFC/mL ou cultura de urina por punção ou cateterização com especie bacteriana ≥102UFC/mL. Os critérios de infecção foram os definidos pelo IDSA. O desfecho avaliado foi recidiva de ITU (ITUr): segundo episodio de ITU durante o seguimento.
A analise estatística foi realizada por regressão de Cox, foram definidas como variáveis tempo-dependente infecção por CMV e rejeição celular aguda.

Resultados

Foram avaliados 745 receptores de TR, em 215 (28.9%) pacientes foi identificado pelo menos um episodio de urocultura positiva, e, desses 178 (23.9%) tiveram 358 episódios de ITU, Os dois agentes mais comuns foram E. coli e K. pneumoniae. ITUr foi identificada em 71 (39.9%) pacientes. A espécie e perfil de sensibilidade com maior recidiva foi P. aeruginosa resistente a carbapenemico (42%). Os fatores de risco identificados na analise multivariada para ITUr foram Lupus como doença de base, infecção por CMV nos últimos 6 meses, 1ª ITU entre o 1º e 6º mês pós-TR, ITU anterior com hemocultura positiva, e ITU por bacteria multidroga-resistente.

Discussão e Conclusões

A incidência de ITU é alta pós TR com elevada frequência de recidiva, e os principais fatores que determinam essas recidivas são relacionados a fatores do receptor e das ITUs anteriores.

Palavras Chave

ITU, BACTERIA MDR, RECIDIVA

Área

Infecção

Instituições

Hospital das Clinicas-FMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Maristela Pinheiro Freire, Fernanda Spadão, Flavio Jota de Paula, Clara V. Mendes, Maria Claudia S. de Almeida, Max Igor Banks Ferreira Lopes, Wiliam C. Nahas, Elias David-Neto, Ligia Camera Pierrotti