Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

TRANSPLANTE PREEMPTIVO COMO OPÇÃO TERAPÊUTICA PARA NEFROPATIA CRÔNICA: RELATO DE CASO

Introdução

A Doença Renal Crônica (DRC) consiste em lesões renais irreversíveis e progressivas provocadas por problemas que tornam os rins incapazes de realizar suas funções. O Transplante Preemptivo (TxP) é uma alternativa de tratamento para a DRC, ocorrendo antes do receptor realizar a hemodiálise, oferecendo os melhores resultados na sobrevida tanto do paciente quanto do enxerto quando comparado ao transplante (TX) com doador cadavérico. Objetiva-se descrever um caso de TxP em paciente com DRC.

Material e Método

Relato de caso clínico de um TxP em nefropata crônico em um Hospital Transplantador do Ceará.

Resultados

Paciente L.V.P., 33 anos, com DRC e doença de base indeterminada. Comorbidades: Hipertensão arterial sistêmica, amputação de pododáctilos direitos (isquemia crítica por droga vasoativa). Histórico de 2 transfusões prévias (2013). Imunossupressores em uso: Thymoglobuline, Tacrolimus, Micofenolato e Solumedrol. Paciente apresentou quadro de plaquetopenia, resolvida posteriormente. Realizou biópsia renal (BxR) que evidenciou necrose tubular aguda, com presença de cristais de oxalato de cálcio. Intercorrências pós-TxP: pneumonia nosocomial, sangramento pós BxR (com queda de Hemoglobina para 7 mg/dL, transfundindo 2 concentrados de hemácias), infecção do trato urinário por fungos/bactérias e quadro de artralgia a esclarecer (Chincungunya? Dengue?). Após a resolução dessas intercorrências, paciente evoluiu em bom estado geral, recebendo alta hospitalar em seguida.

Discussão e Conclusões

O TX renal tem melhor prognóstico, particularmente quando é preemptivo e com doador vivo. Isso evita as complicações associadas à diálise, o longo tempo de espera na fila do TX e o paciente pode ser reabilitado para realização das atividades diárias em menor tempo e com melhor qualidade de vida.

Palavras Chave

Doença Renal Cônica. Transplante Preemptivo. Rim.

Área

Rim

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil

Autores

DARLING KESCIA ARAÚJO PEIXOTO BRAGA