Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Manutenção do Potencial Doador para captação cardíaca

Introdução

No Brasil, os transplantes de órgãos torácicos são menos frequente que os demais transplantes de órgãos sólidos como rim e fígado. A alta complexidade do procedimento cirúrgico e dos recursos necessários para se cuidar de pacientes transplantados de coração e pulmão, além da necessidade de treinamento de equipe médica altamente especializada, dificulta a criação de centros transplantadores.

Material e Método

relato de caso de processo de doação num hospital no Rio de Janeiro

Resultados

PD de 39 anos, com quadro de acidente vascular hemorrágico grave associado à hipertensão arterial maligna, diabetes insipidus (débito urinário de 23,52 ml/kg/h) e hipotensão arterial refratária a drogas vasoativas, nas primeiras doze horas de evolução, tendo inicialmente a dosagem sérica de uréia, creatinina e sódio, em 1,87, 60 e 162, respectivamente. Com noradrenalina a 3,76mcg/kg/h, 5 U/kg/h de vasopresssina, e 25ml/kg/h de solução de ringer lactato. Foi administrado DDAVP venoso no esquema 2mcg IV 6/6h, sem resposta sastifatória. A família solicitou tempo para decidir sobre uma possível efetivação, com isso foi necessário mais 24 horas de manejo hemodinâmico, nesta fase as DVA estavam em: 0,9 mcg/kg/h de noradrenalina, 0,01mcg/kg/h de vasopressina, e 12,5 ml/kg/h de solução de ringer. Os familiares autorizaram a doação, que culminou numa captação cardíaca para um receptor priorizado; e ainda captação de rins, fígado e córneas.

Discussão e Conclusões

O processo de doação requer esforços multiprofissionais e ações precisas para um bom desfecho. A sensibilização da equipe assistencial intensiva é o principal fator a alavancar resultados. A cultura de doação é contínuo, necessita de melhorias constantes e deve ser acessível. A comissão intrahospitalar de doação é co-responsável por esse processo.

Palavras Chave

doação, manutenção, captação cardíaca

Área

Multidisciplinar

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Luiz Gustavo Torres Dias da Cruz, Roberto Lannes, Sion Divan, Nahia Arandia, Andrea Ludovico