Estratégia para melhora da adesão aos medicamentos imunossupressores e coleta de exames laboratoriais no primeiro retorno após o transplante hepático e renal
A adesão aos medicamentos imunossupressores (IS) e a coleta de exames laboratoriais no primeiro retorno após a alta do transplante (Tx) hepático e renal são fundamentais para o tratamento do paciente e evolução clínica. O primeiro retorno é sempre desafiador ao paciente e família devido ao volume de orientações e quadro do paciente. Instituído o contato telefônico pelo enfermeiro antes do primeiro retorno presencial a fim de orientar os cuidados iniciais como medicamentos e coleta de exames laboratoriais.
Realizada análise comparativa da taxa de adesão entre o período sem intervenção jun a dez 2015 e com intervenção jun a dez 2016. Feito contato telefônico do enfermeiro dentro das 72h após alta hospitalar, abordando os principais cuidados pós Tx. Inclusos pacientes transplantados de fígado e rim pós alta hospitalar. Para não adesão, considerado a não ingestão do medicamento IS 1 ou mais doses, horário incorreto 2h antes ou após o horário estabelecido, dose incorreta e/ou atraso na coleta dos exames laboratoriais.
Fase pré intervenção foram avaliados total 33 pacientes, a taxa de adesão foi de 66% (colocar N=22). Fase pós intervenção foram avaliados 16 pacientes, a taxa de adesão foi 81,2% (coloca N=13).
O contato telefônico realizado pelo enfermeiro após a alta hospitalar obteve melhora significativa na adesão ao IS e coleta de exames laboratoriais. Observado também melhora do vínculo do paciente e enfermeiro, propiciando melhores esclarecimentos de dúvidas e estimulo ao auto-cuidado antes mesmo da primeira consulta de enfermagem ambulatorial.
Adesão, pós transplante, intervenção de enfermagem
Enfermagem
Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Fernanda Marques, Eva Yamada Yonezawa, Paula Bortolotti, Samira Scalso Almeida