Monitoramento telefônico em pacientes do programa de transplantes do município de São Paulo
O monitoramento telefônico (MT) é uma tecnologia inovadora de informação e comunicação pautada em uma abordagem construtivista, a partir de uma reflexão critica da realidade em que se consideram a autonomia, os valores, as opiniões e as experiências do usuário, tornando-o responsável pela manutenção de sua saúde e adesão às práticas de autocuidado da doença.
Este modelo de serviço e oferecido aos seus pacientes do programa de transplantes no ambulatório de um hospital da região sudoeste de São Paulo, parceria publico privada.
Coleta retrospectiva do banco de dados de pacientes ambulatorial, monitorados via telefone do programa de transplantes. (coração, fígado, multivisceral, pulmão e rim) de janeiro de 2016 à janeiro de 2017.
No período foram analisados os dados das ligações telefônicas, divididas em receptivo (pacientes procuram o serviço de monitoramento) e ativo (ligações realizadas pelo enfermeiro aos pacientes).
No período, foram realizadas 7867 ligações sendo destas 5436 receptivos e 2431 ativos. As ligações foram divididas em receptivas clínicas, não clínicas, monitoramento ativo dos pacientes e organização da captação de órgão e transplante.
O monitoramento é um serviço que auxilia os pacientes e equipe assistencial à distância.
O desafio é fazer com que este paciente procure cada vez mais o serviço para um direcionamento adequado e precoce do atendimento às intercorrências apresentadas.
Monitoramento telefônico, ambulatorial
Enfermagem
Hospital Israelita Albert Eisntein - São Paulo - Brasil
Cristiane Rodrigues Couto, Eva Yamada Yonezawa, Fernanda Marques, Luciene Maria Padua, Elisangela Silvania Silva, Paula Bortolotti, Priscila Borelli Leite, Samira Scalso Almeida