Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Monitoramento telefônico em pacientes do programa de transplantes do município de São Paulo

Introdução

O monitoramento telefônico (MT) é uma tecnologia inovadora de informação e comunicação pautada em uma abordagem construtivista, a partir de uma reflexão critica da realidade em que se consideram a autonomia, os valores, as opiniões e as experiências do usuário, tornando-o responsável pela manutenção de sua saúde e adesão às práticas de autocuidado da doença.
Este modelo de serviço e oferecido aos seus pacientes do programa de transplantes no ambulatório de um hospital da região sudoeste de São Paulo, parceria publico privada.

Material e Método

Coleta retrospectiva do banco de dados de pacientes ambulatorial, monitorados via telefone do programa de transplantes. (coração, fígado, multivisceral, pulmão e rim) de janeiro de 2016 à janeiro de 2017.
No período foram analisados os dados das ligações telefônicas, divididas em receptivo (pacientes procuram o serviço de monitoramento) e ativo (ligações realizadas pelo enfermeiro aos pacientes).

Resultados

No período, foram realizadas 7867 ligações sendo destas 5436 receptivos e 2431 ativos. As ligações foram divididas em receptivas clínicas, não clínicas, monitoramento ativo dos pacientes e organização da captação de órgão e transplante.

Discussão e Conclusões

O monitoramento é um serviço que auxilia os pacientes e equipe assistencial à distância.
O desafio é fazer com que este paciente procure cada vez mais o serviço para um direcionamento adequado e precoce do atendimento às intercorrências apresentadas.

Palavras Chave

Monitoramento telefônico, ambulatorial

Área

Enfermagem

Instituições

Hospital Israelita Albert Eisntein - São Paulo - Brasil

Autores

Cristiane Rodrigues Couto, Eva Yamada Yonezawa, Fernanda Marques, Luciene Maria Padua, Elisangela Silvania Silva, Paula Bortolotti, Priscila Borelli Leite, Samira Scalso Almeida