Ampliação do Acesso ao Pré – Transplante no Estado do Paraná: Fortalecimento do princípio da equidade no SUS
O Estado do Paraná com o desenvolvimento do Programa de Excelência em Transplantes vem aperfeiçoando as Políticas de Acesso, sendo que tais ações vêm refletindo de maneira positiva nos resultados alcançados pelo Estado.
O Paraná teve um aumento expressivo no número de transplantes, partindo de 169 transplantes em 2010 para 718 no ano de 2017. O crescente aumento dos transplantes levou o Paraná entre os primeiros Estados Brasileiros em número de doadores efetivos, fechando o ano de 2016 com 30,9 doadores por milhão de população, e encerrou o mesmo ano com 2.534 pacientes ativos aguardando por transplante. Diante dos avanços alcançados pelo Estado, surge a necessidade de ampliar a rede de serviços e tornar o acesso aos Centros Transplantadores mais democráticos.
Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido a partir da implantação do Projeto de Excelência em Transplantes. Monitoramento das vagas disponibilizadas, renovação do credenciamento dos Centros Transplantadores com base na disponibilidade de acesso, criação de protocolos de avaliação e encaminhamento, ampliação das vagas de Transplante de Córnea para o SUS como critério de recredenciamento.
Agilidade nos encaminhamentos e vagas em quantidade superior a demanda para avaliação pré – transplante, redução da demanda reprimida
Apesar da disponibilidade de serviços e consultas acima do preconizado o número de transplantes ainda é menor do que a ABTO preconiza, sendo necessário ampliar a rede de assistência, há a necessidade de divulgação dos Protocolos Técnicos aos médicos especialistas, evitando encaminhamentos equivocados. Tais estratégias possibilitam que mais pacientes sejam direcionados com maior brevidade aos Centros Transplantadores.
Transplantes, Acesso, SUS, Gestão.
Multidisciplinar
CENTRAL DE TRANSPLANTES DO PARANÁ - Paraná - Brasil
TATIANE CRISTINE GUEDES, DAGMAR CORREA DA SILVA BAIL, ARLENE TEREZINHA CAGOL GARCIA BADOCH