Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PSICÓLOGO EM CIHDOTT ENVOLVENDO MÁS NOTÍCIAS NO QUE TANGE A MORTE: ABORDAGEM COM ÊNFASE NA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO PERSPECTIVANDO A DOAÇÃO DE CÓRNEAS NO CONTEXTO HOSPITALAR.

Introdução

A relevância do estudo concentra-se na mediação da informação de má notícias perspectivando aceitação e consequentemente na ressignificação da morte e as crenças centrais do sujeito relacionadas ao apego humano na abordagem familiar para doação de córneas.

Material e Método

: Foi utilizado instrumento de medida, questionário sócio demográfico contendo escala de “sim” e “não” após abordagem de doação de córneas, realizado levantamento dos dados em prontuários dos arquivos de um hospital credenciado de acordo com a lei e princípios éticos no que tange a captação de órgãos e tecidos humanos, identificou-se maior número de doação de córneas efetivadas com familiares enlutados envolvendo psicólogo em hospital no Rio de Janeiro no período de 2015 á 2016.

Resultados

De acordo com a atuação exclusiva do psicólogo em cihdott, na análise da amostra foi apontado maior adesão e sensibilidade das famílias para escolha da doação de tecidos (córneas) de seu ente querido durante a informação de falecimento atenuando os sentimentos angustiantes frente a morte, contribuindo sobremaneira para maior perspectiva de vida acerca do processo do luto.

Discussão e Conclusões

Entender os sintomas causados a uma pessoa quando recebe uma má notícia ou comunicação de falecimento de um ente querido tem as suas complexidades no que concerne a relação do sujeito com seu mundo e consequentemente com o outro como parte do mesmo. Assim como a alegria, a tristeza também é para ser vivida e sentida. Estes princípios compreendidos e aceitos podem gerar maior confiança e respeito entre pessoas apontando maior desprendimento e fornecendo condições de elaboração de outros sentidos a vida do sujeito enlutado.

Palavras Chave

Psicologia hospitalar; humanização; morte; doação de córneas; cihdott.

Área

Multidisciplinar

Instituições

hospital estadual albertorresto - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

luiz antonio silva