Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

FUNÇÃO RENAL NO PRIMEIRO MÊS PÓS TRANSPLANTE DE RIM COMO PREDITOR DE CRESCIMENTO EM PACIENTES PEDIÁTRICOS

Introdução

A melhor opção de tratamento para crianças no estágio final da DRC é transplante renal (TxR). A DRC ocasiona atraso no crescimento e espera-se que ocorra normalização após a realização do TxR. O objetivo do estudo foi relacionar a taxa de filtração glomerular estimada (TFGe) no primeiro mês pós transplante e o crescimento (escore Z de altura) pós TxR.

Material e Método

Coorte histórica de pacientes transplantados renais no período de 2000 a 2010. Como marcador do crescimento foi adotado o escore Z de altura para idade e para cálculo de TFGe foi utilizada a fórmula de Schwartz. Um Modelo Linear de efeito misto foi utilizado para avaliar a evolução da TFGe ao longo do tempo.

Resultados

Foram avaliados 110 pacientes transplantados de rim menores de 12 anos. O valor médio encontrado para TFGe no primeiro mês pós transplante foi de 87,05 ml/min/1,73 m² ± 26,12 ml/min/1,73 m². De acordo com a TFGe no primeiro mês pós transplante, observou-se que quando superior a 90ml/min/1,73m², as crianças possuíam escore Z de altura ascendente ao longo do tempo. Os grupos com TFGe de 60-90 ml/min/1,73m² ou TFGe <60 ml/min/1,73m² apresentaram desaceleração no crescimento de altura para a idade e curvas de Escore Z descendentes (p <0,05).

Discussão e Conclusões

Este estudo mostrou que a função renal tem impacto no crescimento de crianças transplantadas renais e que crianças com TFGe acima de 90 ml/min/1,73m² possuem melhores índices de escore Z de altura para a idade pós-transplante. Estes achados estão em acordo com os resultados do registro NAPRTCS.

Palavras Chave

Transplante Renal; Crescimento, Função Renal.

Área

Pediatria

Instituições

Hospital da Criança Santo Antônio - Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Kimberly Sanco Keis, Clotilde Druck Garcia, Vandréa de Souza, Ana Paula Carvalho, Roberta Rohde, Viviane Bittencourt , Izadora Simões Pires, Mario Bernardes Wagner, Gisele Carvalho