Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Assistência de Enfermagem na manutenção do potencial doador em morte encefálica: revisão integrativa

Introdução

Embora seja destaque mundial em transplantes de órgãos, o Brasil encontra barreiras que limitam o sucesso do processo, sendo a dificuldade na manutenção e notificação do potencial doador (PD) uma das falhas mais prevalentes. A Enfermagem é protagonista na assistência efetiva ao paciente diagnosticado com morte encefálica (ME), bem como na realização imediata e segura dos protocolos de notificações conforme a legislação vigente.

Material e Método

O objetivo foi analisar a assistência dos enfermeiros acerca dos cuidados na manutenção ao paciente em ME ao realizar revisão de literatura, com busca nas bases eletrônicas de dados LILACS e BDENF, utilizando os descritores morte encefálica, assistência de enfermagem, doador, transplante, enfermagem, obteve-se um total de 33 artigos. Após aplicação dos critérios de inclusão: artigos na íntegra, publicados no período de 2007 a 2016, em língua portuguesa, foram selecionados 9 artigos para amostra.

Resultados

Embora a maioria dos enfermeiros dos estudos já tenham trabalhado assistindo esses pacientes, apenas a metade afirma sentir-se apto para prestar o cuidado adequado. Palestras e cursos de aperfeiçoamento realizados por interesse próprio em outras instituições foram bastante relatados, evidenciando a ausência de investimento na qualificação dos trabalhadores por parte das Unidades Hospitalares em que atuam, o que pode gerar atitudes negligentes e imperitas dos profissionais.

Discussão e Conclusões

Saber reconhecer e manter um PD, entendendo todo o contexto legal no que concerne à ME e suas possíveis complicações, é fundamental a toda equipe que lida com o processo de doação, sobretudo os enfermeiros. É necessário desenvolver conhecimento e habilidades necessárias, possibilitando assim, cuidado efetivo do PD para torná-lo um doador efetivo.

Palavras Chave

Enfermagem, morte encefálica, assistência

Área

Enfermagem

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Camila Albuquerque Lima, Amanda Moura da Silva, Ana Carla Sousa da Silva, Priscila Silva Coelho, Naiana Pacífico Alves, Rogerio Arruda de Oliveira, Tatiane Inácio de Souza Silva, Anna Virginia Viana Cardoso Dantas, Maria Isis Freire de Aguiar