A RELEVÂNCIA DE PARCERIAS DO SETOR PÚBLICO E PRIVADO NO PROCESSO DOAÇÃO TRANSPLANTE NO ESTADO DO CEARÁ
Objetiva apresentar parcerias firmadas entre a Central de Transplantes do estado do Ceará e instituições públicas e privadas e o reflexo nas doações.
Pesquisa descritiva, exploratória, realizada em março de 2017, em Fortaleza, através da análise quantitativa e qualitativa de dados registrados na Central de Transplantes do Estado do Ceará, relacionados às parcerias e seus resultados.
Em 2010, portaria do Núcleo de Perícia Forense do Estado, determinou regras para viabilizar necrópsia de doadores. De 2014 até agora foram realizadas 36 necrópsias.
Em 2011, a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará e a Secretaria da Saúde firmaram parceria, para solucionar entraves de autorização familiar. Desde então, 65 órgãos e 35 córneas foram transplantadas.
Em 2015, empresa de transporte rodoviário e a Secretaria da Saúde do Estado firmaram parceria para transporte de amostras sanguíneas e/ou tecido ocular das regiões norte e sul do estado até Fortaleza. Até dezembro de 2016, 87 amostras e 14 globos foram transportadas.
Parceria com fundação privada, detentora de uma universidade e televisão, idealizou campanha anual, intitulada “Doe de Coração”, com 14 edições realizadas. Em 2015 ocorreu um crescimento de 32,5 pmp para 46, 5 pmp nos potenciais doadores e 14,5 pmp para 20,0 pmp de doações entre o período anterior e posterior à campanha.
Temos ainda associações, atuando na sensibilização da sociedade, desfazendo mitos, esclarecendo dúvidas e despertando na população atitudes em prol da doação de ór
As parcerias firmadas tem um papel extremamente relevante para o aumento no número de transplantes. Podemos perceber o papel delas na agilidade do processo, o que representa um ganho importante para as famílias doadoras.
Transplantes. Doação. Parceria.
Coord. Tx / Ética
Central de Transplantes - Ceará - Brasil
Eliana Régia Barbosa de Almeida, Mônica Maria Paiva Lima, Rosangela Gaspar Cavalcante, Lisiane Paiva Alencara, Márcia Maria Vitorino Sampaio Passos, Ana Isabel Lima Nogueira, Ana Beatriz Almeida da Cunha, Ana Yáscara Cavalcante Carvalho, Tatiane Maia Melo, Pedro Elder Silva Lima