Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Comunicação difícil entre paciente e equipe após transplante renal: relato de caso

Introdução

O transplante renal é uma forma de tratamento para pacientes portadores de insuficiência renal crônica. Trata-se de um evento que pode suscitar diferentes impactos psicológicos.

Material e Método

Relatar um caso de atendimento psicológico a paciente receptor de um transplante de rim em um grande centro de referência em transplantes, por levantamento de dados de prontuário do paciente, no período de julho a dezembro de 2016.

Resultados

J.S., masculino, 31 anos, transplantado renal, internado em enfermaria. Apresentou postura questionadora e insegura em relação aos cuidados médicos que lhe eram prescritos e quanto a viabilidade em permanecer na internação no atual centro de saúde por medo de infecção por citomegalovírus (CMV). Referiu queixas quanto ao relacionamento com a equipe e dificuldade para acessar o serviço. No discurso evidenciou sua ausência de vinculação com o serviço. A intervenção psicológica com o paciente proporcionou escuta empática a fim de promover o alívio de tensões e expressão de emoções pelas técnicas de ventilação; mediação na comunicação entre paciente e equipe; resgate de modos de enfrentamento de situações conflituosas bem como estratégias para lidar com estas; e psicoeducação sobre o CMV.

Discussão e Conclusões

Após intervenção psicológica, paciente apresentou abrandamento do afeto ansioso, progressiva aceitação das recomendações da equipe, além da melhora no relacionamento médico-paciente, após a sensibilização da equipe quanto a importância de fornecimento de informações ao paciente. Nesse sentido, o psicólogo no contexto hospitalar tem função de fornecer escuta e suporte emocional ao paciente, colaborar para melhor relação com equipe e identificar ações que propiciem ao paciente maior compreensão da internação e do tratamento.

Palavras Chave

Transplante renal, psicologia, comunicação, psicoeducação

Área

Multidisciplinar

Instituições

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Nayara Gomes Braga, Carolline Mara Veloso Rangel, Ricardo Gorayeb, Elen Almeida Romão