Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

REESTRUTURAÇÃO DA COMISSÃO INTRA-HOSPITALAR DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTES EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

Descrever o processo de reestruturação da CIHDOTT em um hospital universitário, assim como identificar potencialidades e dificuldades encontradas neste processo.

Material e Método

Relato de experiência sobre atividades, fragilidades e fortalezas encontradas por enfermeiros durante a reestruturação da CIHDOTT de um hospital universitário do Rio Grande do Sul.

Resultados

Mediante iniciativa institucional e da coordenadora do grupo, o primeiro passo em 2016, foi reconhecer pessoas sensíveis e mobilizadas para doação de órgãos e tecidos para transplantes, buscando identificar um perfil de profissionais, sendo encontrado principalmente entre enfermeiros. Segundo, construir uma agenda com reuniões mensais, tendo como objetivos elaboração do regimento e formulários próprios com determinação de fluxos e rotinas, assim como construir protocolo institucional para o processo. Os encontros estenderam-se também a outras comissões do município buscando articular ações na comunidade. Terceiro, a partir da articulação foram desenvolvidos eventos de capacitação e ações de conscientização voltadas as instituições e comunidade sobre a importância da comunicação familiar e o desejo de doar durante a Semana Nacional de Doação de Órgãos. As atividades dos enfermeiros também permitiu a realização de entrevistas para captação de múltiplos órgãos no ano. Como potencialidades desse processo de reestruturação surge o apoio da direção da instituição e desejo dos membros em qualificar a comissão e estimular a doação. Enquanto fragilidades, encontrou-se desafios administrativos, aquisição de área física e determinação de fluxos e rotinas entre CIHDOTT e demais unidades hospitalares.

Discussão e Conclusões

A participação de enfermeiros é fundamental para avançar no tema com vistas a excelência no processo de doar.

Palavras Chave

Doação de órgãos; Transplante; Enfermagem

Área

Enfermagem

Instituições

Hospital Escola Universidade Federal de Pelotas/EBSERH - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Gabriela Botelho Pereira , Bárbara Araújo Gheno, Bárbara Resende Ramos, Juliana Graciela Vestena Zillmer