Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA EQUIPE TÉCNICA DO BANCO DE OLHOS DO HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA ATRAVÉS DA REPRODUTIBILIDADE DA AVALIAÇÃO EM LÂMPADA DE FENDA DE CÓRNEAS PROCESSADAS.

Introdução

O Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) funciona desde janeiro de 2006, e é um dos responsáveis pela disponibilização de córneas para transplante no Ceará. O técnico é o primeiro responsável pela captação, avaliação e preservação de córneas. A manutenção da qualidade em todos esses processos exige rígida vigilância e controle dos responsáveis e da equipe. Foram avaliados oito técnicos, dos quais dois está há 10 anos, três entre 5 e 8 anos, e três menos de 2 anos. Cinco destes têm o certificado de técnico em Banco de Olhos da APABO. OBJETIVOS: O objetivo do trabalho é analisar a qualidade da avaliação técnica realizada neste serviço, correlacioná-la com a experiência do técnico, e identificar pontos fora da curva.

Material e Método

Estudo retrospectivo de dados do Banco de Olhos HGF de janeiro de 2016 a março de 2017. Foram coletados dados de cinco prontuários para cada técnico, totalizando oitenta globos oculares. As córneas foram examinadas em lâmpada de fenda SHIN NIPON SL 203, e todos os itens dos formulários III (córnea pós-preparo, preenchido pelo técnico) e IV (reavaliação da córnea, preenchido pelo médico responsável) foram avaliados e classificados.

Resultados

Os dados coletados foram analisados através do Excel e Graph pad prism 7. Foi observado correlação do tempo de experiência com a reprodutibilidade , porém dados fora da curva foram observados. Houve maior dificuldade em avaliação em exposição e defeito epiteliais em todos os casos. Por outro lado opacidade epitelial, gutata, arco senil, pterígio e cicatrizes apresentam rápida curva de aprendizagem.Dados de origem endotelial mostra curva lenta de aprendizagem. A avaliação no formulário utilizado consta de graduação de 0 a 4

Discussão e Conclusões

A avaliação tem relação com a experiência do técnico e é determinante no resultado do serviço.

Palavras Chave

córneas

Área

Imuno/Histo/Tecidos

Instituições

BANCO DE OLHOS DO HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA - Ceará - Brasil

Autores

Marcia Maria Vitorino Sampaio Passos, Sisley Jean Araújo Viana, Marilia Cavalcante Araujo, João Carlos Lessa, Eliana Regia Barbosa Almeida