Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Avaliação da eficácia e segurança do tratamento endovascular da estenose de artéria renal de rim transplantado

Introdução

A estenose de artéria renal em rim transplantado (TRAS) é uma complicação de baixa incidência, mas com desfecho grave caso não tratada podendo levar à falência do enxerto, hipertensão refratária e reduzir a expectativa de vida do paciente que foi submetido ao transplante de rim. A angioplastia com stent é uma técnica bem tolerada no tratamento de TRAS, entretanto os benefícios da intervenção endovascular ainda são controversos, com poucos dados na literatura. Nosso estudo teve por objetivo avaliar a segurança e eficácia da intervenção endovascular com angioplastia e stent nos pacientes com TRAS.

Material e Método

Estudo retrospectivo realizado nos departamentos de Radiologia Intervencionista e Nefrologia aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Instituição. Foram analisados prontuários eletrônicos dos pacientes submetidos ao procedimento entre Janeiro de 2011 e Abril de 2016.

Resultados

De um total de 519 transplantes de rim, 27 procedimentos percutâneos foram realizados em 24 pacientes. As principais indicações foram disfunção aguda do enxerto (54%) e função insatisfatória do mesmo (25%). A creatinina sérica apresentou melhora em relação aos niveis pré-procedimento, com 30 e 90 dias (3,05mg/dL x 1,73 x 1,62 p<0.001) mantendo-se estável ao final do estudo, sendo a função renal a curto prazo preditora de longo prazo. 92% dos pacientes mantiveram enxerto funcionante até o término do estudo, além de melhora dos níveis pressóricos e redução no número de anti-hipertensivos utlizados.

Discussão e Conclusões

Baseado na nossa experiência, concluímos que a angioplastia com stent é segura e efetiva no tratamento da estenose de artéria renal de rim transplantado, sendo eficaz para restaurar e manter a função do enxerto.

Palavras Chave

Transplante de rim, Estenose de Artéria Renal, Angioplastia com stent

Área

Rim

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Alvaro Pacheco-Silva, Ana Karoline Nobrega Cavalcanti, Marisa Petrucelli Doher, Felipe Nasser, Marcelino Souza Durão, Eduardo José Tonato