Fosfomicina: uso profilático em trasnplantados renais com infecções do trato urinário por Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase
O trato urinário é o alvo mais comum de infecções em transplantados renais pela imunossupressão e pela exposição aos patógenos no período pós-operatório. A infecção por bactéria multirresistente causada pela Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase (KPC) vem sendo frequente. A associação de mortalidade com infecção por KPC é maior do que 71% em pacientes transplantados, e não existe um esquema terapêutico consolidado ao tratamento dessas infecções, sendo necessária a associação de antibióticos, conforme cultura.
Estudo observacional realizado por meio da base de dados do serviço de nefrologia de um hospital. Foram analisados 6 casos de pacientes transplantados renais entre 2014 e 2016 que desenvolveram 1 ou mais episódios de infecção por KPC e iniciaram profilaxia com fosfomicina 3g/ semana após o término do tratamento.
Os pacientes tinham entre 35 e 73 anos, 3 do sexo feminino, 3 receberam rim de doador de critério expandido. A terapia imunossupressora utilizada foi tacrolimus, micofenolato sódico e prednisona, sendo que 4 receberam imunoglobumina anti-timocítica 5mg/kg como terapia de indução e os demais basiliximab 40mg. Um paciente foi tratado para rejeição humoral com plasmaferese e com imunoglobulina; outro, para rejeição celular com metilprednisolona 2,5g. Foram tratados 16 episódios de pielonefrite por KPC, conforme perfil de sensibilidade da bactéria, com associação de drogas. A profilaxia com fosfomicina iniciou entre 2 e 15 meses após o transplante. Paciente algum apresentou infecção por KPC após o início da profilaxia. Todos eles seguem utilizando a medicação até a presente data – tempo médio de uso de 10 meses.
O uso de Fosfomicina profilática pode ser uma alternativa para evitar infecções de repetição por esse germe.
Transplante renal, KPC, profilaxia.
Infecção
Hospital São Lucas da PUCRS, serviço de nefrologia - Rio Grande do Sul - Brasil
Vitória Hilbig Feistauer, Leonardo Viliano Kroth, Florência Ferreira Barreiro, Moacir Alexandre Traesel, Mariana Tochetto Bertoldo, Maria Eduarda Deon Ceccato, Carlos Eduardo Poli-de-Figueiredo