Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Influência da Ureterneocistostomia sem Mecanismo Antirrefluxivo na função do Enxerto Renal

Introdução

A técnica operatória do transplante renal pouco mudou desde a sua criação. Neste período, diversas técnicas de implante uretero-vesical foram desenvolvidas, possivelmente pois é esta a etapa do procedimento do transplante com as maiores taxas de complicações. Historicamente, os transplantes renais realizados no HCPA utilizam uma técnica de ureterneocistostomia extravesical sem mecanismo antirrefluxivo, contrastando com os dados da literatura, que costumam utilizar outras técnicas

Material e Método

Estudo transversal, retrospectivo, em consulta de prontuários dos pacientes submetidos a transplante renal entre os anos de 2005 e 2014, objetivando avaliar a creatinina no primeiro dia de pós-operatório, no primeiro e segundo ano, bem como avaliar grau de dilatação do sistema coletor do enxerto renal como estimativa de refluxo vesico-ureteral.

Resultados

Os prontuários de 1024 pacientes transplantados neste período de 10 anos (entre 2005 e 2014) estão sendo analisados. Para análise comparativa das variáveis contínuas será o Teste T de student e para as variáveis categóricas será utilizado o teste qui-quarado. O nível de significância estatística será de 0,05.

Discussão e Conclusões

Alguns estudos sugerem que a ureterneocistostomia sem mecanismo antirrefluxivo pode aumentar o risco de infecção do trato urinário e causar nefropatia de refluxo. Contudo, a literatura apresenta fracas evidências de que o refluxo vesico-ureteral tem impacto no desfecho a longo prazo da função do enxerto.
O serviço de urologia do HCPA tem realizado transplante renal sem mecanismo antirrefluxivo com resultados aparentemente semelhantes aos relatados na literatura. No entanto a coleta de dados encontra-se em processo final, aguardando a devida análise estatística para confirmação destas informações, que será apresentado neste trabalho.

Palavras Chave

Transplante Renal.

Área

Rim

Instituições

Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

André Sobreiro Fernandes, Emanuel Burck dos Santos, Daniel Consul Ferreira, Arthur José Ghissi, Conrado Menegola, Leonardo Infantini Dini, Nancy Tamara Denicol, Lucas Medeiros Burttet, Tiago Elias Rosito, Roberto Ceratti Manfro