Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

MIELINÓLISE PONTINA CENTRAL APÓS TRANSPLANTE DE FÍGADO: QUADRO CLÍNICO, FATORES DE RISCO E TRATAMENTO. ANÁLISE RETROSPECTIVA DE 15 ANOS.

Introdução

A Mielinólise Pontina Central (MPC) é uma doença neurológica rara caracterizada por desmielinização simétrica e não inflamatória da região central da ponte. Pacientes submetidos a transplante hepático possuem maior suscetibilidade ao desenvolvimento de MPC devido a frequentes desequilíbrios eletrolíticos durante a cirurgia, elevada concentração sérica de imunossupressores e presença de encefalopatia hepática prévia. Sabe-se que tais pacientes apresentam maiores taxas de mortalidade e piores prognósticos. Descrever a população com diagnóstico de MPC que foram submetidos a transplante hepático no HC – Unicamp, buscando caracterizar essa população, comparar com diferentes populações submetidas a estudo na literatura e prevenir possíveis casos de MPC na população futura.

Material e Método

Foram avaliados 09 pacientes submetidos a transplante hepático com diagnóstico de MPC no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas. As variáveis estudadas foram relacionadas ao perfil populacional, à clínica, à exposição a fatores de risco, às manifestações clínicas, ao diagnóstico e à confirmação diagnóstica, ao tratamento realizado e às complicações da doença.

Resultados

Dos 09 pacientes estudados 6 eram do sexo masculino, 3 feminino, a media de idade observada foi de 56 anos, a clinica apresentada foi de rebaixamento do nível consciência em até 24 horas após procedimento cirúrgico com fatores de risco e predisponentes semelhantes a da literatura, o diagnóstico quando possível foi confirmado com método de ressonância magnética cerebral.

Discussão e Conclusões

A partir desses dados, espera-se contribuir para a prevenção e o tratamento de novo casos em população futura de pacientes submetidos a transplante de fígado.

Palavras Chave

Mielinólise Pontina; Transplante hepático.

Área

Fígado

Instituições

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - São Paulo - Brasil

Autores

FERNANDA DIAS TERAMOTO, ELAINE CRISITINA DE ATAIDE, SIMONE REGES PERALES, RAQUEL SILVEIRA BELLO STUCCHI, ALOYSIO IKARO MARTINS COELHO COSTA, BRENNO SALVADORI SONTAG, PEDRO FRANCA COSTA SOARES, MARINA CORREA VIANA, LUCIANA TEIXEIRA LOT, ILKA DE FATIMA SANTANA FERREIRA BOIN