HEPATITE FULMINANTE INDUZIDA POR ÓLEO DE CÁRTAMO.
A hepatite fulminante é uma síndrome clínica que resulta da perda abrupta das funções hepáticas em paciente sem hepatopatia prévia, as causas mais frequentes são as hepatites virais, induzida por drogas e autoimune. Em 20% dos casos, nenhuma causa é identificada. O óleo de cártamo (Carthamus tinctorius) é utilizado como suplemento alimentar para emagrecimento e antioxidante. Há quatro casos descritos na literatura de hepatite fulminante induzida pelo uso dessa substância. O objetivo desse trabalho é relatar três casos de hepatite fulminante atendidas no Hospital das Clínicas da UNICAMP, que apresentaram o uso do óleo de cártamo como provável fator etiológico.
Avaliação retrospectiva dos casos de hepatite fulminante secundários ao uso do Óleo de Cártamo atendidos no serviço de Transplante hepático da Universidade Estadual de Campinas.
Foram avaliados 3 pacientes com diagnóstico de insuficiência hepática fulminante segundo os critérios de King’s College. Todas do sexo feminino e apresentavam história de ingestão de óleo de cártamo visando perda ponderal. Durante avaliação etiológica, foram excluídas hepatites virais, doenças autoimunes ou qualquer outra causa medicamentosa, inferindo-se dessa forma o óleo de cártamo como o fator desencadeante. Como terapêutica, foram submetidas ao transplante hepático, sendo que 1 paciente evoluiu ao óbito e 2 apresentaram boa evolução pós-operatória.
Assim sendo, descrevem-se três casos nos quais a insuficiência hepática induzida por óleo de cártamo foi tratada através da realização de transplante hepático, destacando-se o risco do uso indevido dessa substância para perda ponderal.
Óleo de Cartamo; Hepatite fulminante; Insuficiência hepática fulminante; Transplante hepático.
Fígado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - São Paulo - Brasil
SIMONE REGES PERALES, ELAINE CRISTINA DE ATAIDE, FERNANDA DIAS TERAMOTO, ALOYSIO IKARO MARTINS COELHO COSTA, BRENNO SALVADORI SONTAG, PEDRO FRANCA DA COSTA SOARES, MARINA CORREA VIANA, RAQUEL SILVEIRA BELLO STUCCHI, LUCIANA TEIXEIRA LOT, ILKA DE FATIMA SANTANA FERREIRA BOIN