Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLÍNICO E SOCIODEMOGRÁFICO DE PACIENTES EM LISTA DE ESPERA PARA TRANSPLANTE RENAL

Introdução

O transplante é o tratamento de escolha para muitos pacientes com doença renal, contudo, confronta-se com a realidade da carência de doação de órgãos e tecidos, o que intensifica cada vez mais a fila de espera. OBJETIVO: Avaliar o perfil sociodemográfico e clínico de pacientes em lista de espera para transplante renal.

Material e Método

estudo descritivo, documental retrospectivo, com abordagem quantitativa, realizada no ambulatório de transplante renal de um hospital público terciário do município de Fortaleza. A amostra foi constituída de forma aleatória por 51 fichas que correspondeu a 19,6% dos pacientes que estavam se preparando para o transplante. A coleta de dados foi realizada no período de março de 2017. A investigação foi realizada após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da instituição e registrada com o número de protocolo: 151780.

Resultados

identificou-se maior número de pacientes do sexo masculino 52,9%. Percebe-se um predomínio da faixa etária de 54 a 68 com 29,4% dos casos. O tempo que eles estavam dialisando no curso da DRC foi expressivo entre um e dois anos com 29,4% seguido do intervalo de três a quatro anos com 25,5%.

Discussão e Conclusões

as filas são compostas por pacientes ainda jovens, entre 50 a 70 anos, muitos deles não residem na Capital e precisam lidar com os problemas da doença e a saudade de seus lares e familiares que ficam nas cidades do interior do Estado na esperança de que o transplante ocorra logo.
O sentimento presente é a esperança e coragem obrigatórias para continuar vivendo, da melhor maneira possível, seja realizando terapia dialítica, à espera ou transplantado. Portanto, a equipe de enfermagem envolvidos neste contexto, é fundamental na identificação da singularidade de cada um desses pacientes.

Palavras Chave

Transplante renal; Enfermagem; Lista de Espera.

Área

Rim

Instituições

UNIFOR - Ceará - Brasil

Autores

Rita Mônica Borges Studart, Aglauvanir Soares Barbosa, Ameline Lemos Boto, Jaiana Aline Medeiro, Tomaz Edson Henrique Vasconcelos, Samia Jucá Pinheiro, Luana Rodrigues Sarmento, Aline de Souza Gouveia