Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Sexualidade de candidatos e receptores de transplante de fígado: revisão integrativa da literatura

Introdução

Poucas áreas do comportamento humano são tão complexas como a sexualidade, não devendo ser subestimada. Objetivo: Analisar as evidências disponíveis na literatura sobre a sexualidade de candidatos e receptores do transplante de fígado.

Material e Método

A revisão integrativa foi o método de revisão. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados PubMed, CINAHL e LILACS, sendo a amostra composta de 16 estudos primários. Os estudos foram agrupados em três categorias: A) aspectos sexuais da mulher (n=6); B) aspectos sexuais em ambos os sexos (n=5) e C) aspectos sexuais do homem (n=4).

Resultados

A sexualidade, por ser tema íntimo, revestido por tabu e preconceitos, pode gerar nos pacientes, dificuldades em relatar para os profissionais da saúde seus problemas, acarretando no atraso do diagnóstico e tratamento, no prolongamento da sensação de desconforto e sentimentos de angústia no indivíduo, refletindo no bem-estar, na qualidade de vida e no relacionamento interpessoal destes indivíduos. Entre os estudos que analisaram a disfunção sexual a prevalência de disfunção erétil entre os homens e desconforto sexual entre as mulheres foi alto, mesmo as pesquisas que indicaram melhora nestes aspectos após o transplante, essa melhora foi pouco significativa e demorou até 18 meses após o procedimento. A contracepção é outro tema que preocupante, pelo pequeno número de mulheres que receberam aconselhamento familiar, de forma que, mulheres transplantadas e seus fetos ficassem expostos aos efeitos teratogênicos das medicações

Discussão e Conclusões

Intervenções devem ser implementadas na prática clínica para prevenir, minimizar e/ou controlar as alterações relacionadas a sexualidade, contribuindo para a melhoria da assistência de enfermagem e, consequentemente, para o sucesso do tratamento.

Palavras Chave

Sexualidade, Listas de espera, Transplantados

Área

Enfermagem

Instituições

ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO - USP - São Paulo - Brasil, FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO - USP - São Paulo - Brasil

Autores

JENNIFER TATISA JUBILEU MAGRO, ORLANDO DE CASTRO-E-SILVA JR, CRISTINA MARIA GALVÃO, KARINA DAL SASSO MENDES