Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RINOSSINUSITE FUNGICA INVASIVA COM CEREBRITE E ABSCESSO CEREBRAL APÓS TRANSPLANTE RENAL: RELATO DE CASO

Introdução

Nosso objetivo é apresentar um caso de rinossinusite fúngica invasiva com acidente vascular cerebral isquêmico e evolução para abscesso cerebral em paciente no pós operatório de transplante renal com bom desfecho.

Material e Método

As informações foram obtidas por meio de revisão de prontuário, entrevista com o paciente, registro fotográfico dos métodos diagnósticos e revisão da literatura.

Resultados

Homem, 57 anos, dislipidêmico, ex-tabagista, hipertenso e diabético há 13 anos, com desenvolvimento de nefropatia diabética. Submetido a transplante renal em 03/06/2016. No 84º dia de pós-operatório apresentou quadro de diplopia, ptose palpebral a direita, dor retro-ocular ipsilateral, rebaixamento do nível de consciência e redução de força motora em dimidio esquerdo. Realizou tomografia computadorizada (TC) de crânio, evidenciando sinusite maxilar e etmoidal a direita com cerebrite por contiguidade, e hipodensidade fronto-parietal direita. A TC de face mostrou pansinusopatia. Realizada angiotomografia venosa cerebral e de órbitas, não sendo evidenciado trombos. Foi submetido a drenagem de seios da face, o material foi coletado e encaminhado para biópsia e cultura. O resultado foi positivo para fungo, compatível com hialo-hifomicose. Tratado com anfotericina B lipossomal, 21 doses. Evoluiu com abscesso cerebral, este drenado e reintroduzido anfotericina B. Recebeu alta com itraconazol oral.

Discussão e Conclusões

A rinossinusite fúngica invasiva aguda tem aumentado sua frequência nas últimas décadas pelo número crescente de pacientes com imunossupressão induzida, como em transplantados renais. É uma patologia com morbidade e mortalidade elevadas. Deve-se suspeitar em quadro de doença nasossinusal e a prevenção realizada com medidas que diminuem o risco de contaminação.

Palavras Chave

Rinossinusite fúngica invasiva aguda, transplante renal.

Área

Rim

Instituições

Hospital Universitário Evangélico de Curitiba - Paraná - Brasil

Autores

Vitor Elisio Santana de Sousa, Karen Alessandra Rosati, Carolina Maria Pozzi, Fabiola Pedron Peres da Costa, Willian Antonio Sebastião Tadeu Pinto Araujo, Luciana Aparecida Uiema, Ana Maria Tuleski