Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Percurso na avaliação e acompanhamento de doadores e receptores em transplantes intervivos – Estudo de caso com parecer desfavorável e aceitação para doação

Introdução

Com nº pessoas que aguardam transplante(TX) x oferta de órgão,considera-se para TX-rim,doadores vivos(DV),relacionados ou não.Aceitação de DV deve ser decisão de equipe multi,emitindo parecer(P) favorável,desfavorável/restritivo ou impeditivo.Neste caso,lidou-se com P desfavorável e impeditivo na avaliação psicológica(AP) da 1ª DV.Aceitação para TX deu-se com 3ª DV.Obj.:Ressaltar especificidade da AP em TX-intervivos(IV) e imp. do acomp. psic.

Material e Método

Est. qualitativo,a partir de AP de 1 receptora rim(R-r) e 2 DV.Protocolo da equipe:R-r e DV passam por AP. Processo em 1/mais sessões,com entrevista roteirizada aberta/testes psic.R-r e DV(1-3) avaliadas e acomp. cada uma por uma profissional.DV 2 não chegou à etapa de AP.

Resultados

Ambivalência na AP-DV 1 exigiu 5 sessões,com elaboração da recusa/preparo para comunicação de não-doação à R-r.P desfavorável e depois impeditivo,resultante de AP,foi acomp. da auto retirada da DV 1.R-r foi acomp. quando apresentou DV e pós impedimentos/desistência de DV. Paciente sempre foi determinada a TX para melhorar qualidade de vida;com acomp. pôde:manter foco;respeitar desistências;elaborar luto em relação às expectativas;buscar recursos internos/externos para enfrentar.TX realizado com DV 3,que se percebeu como possibilidade à receptora frente restrição/desistência de familiares/amiga e apresentou compatibilidade clínica e psíquica,disponibilizando-se com altruísmo.

Discussão e Conclusões

Apres. voluntária de DV não significa que possa ser aceito.AP pode constatar ambiv. quanto a desejo de doar/possibilidade de problemas psíquicos.P desfavorável/restritivo ou impeditivo deve ocorrer para prevenir riscos/preservar saúde mental.R-r deve ser acompanhado em recusas por DV ou na negativa de aceitação pela equipe, para fortalecer/enfrentar tratamento nas cond. disponíveis.

Palavras Chave

TX-IV;AP;P

Área

Multidisciplinar

Instituições

APAT-Associação para Pesquisa e Assistência em Transplante - São Paulo - Brasil, Grupo Hepato - São Paulo - Brasil

Autores

Graça Maria Marino Totaro, Renata Posi, Maria Cecília Stefanini, Marcelo Perosa, Tércio Genzini