ENTREVISTA FAMILIAR E OS FATORES QUE IMPACTAM A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: SEGUNDO A PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFREMAGEM DO HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI.
Os fatores que impactam na doação de órgãos por familiares são estudados por profissionais em múltiplas áreas, pois compreender o fluxo relacionado à doação de órgãos e os motivos que sugerem a recusa dos familiares e/ou a não efetivação de das doações de órgãos em tempo hábil exige uma reflexão acerca da dificuldade do processo. Assim, vale ressaltar a importância do preparo do profissional no que diz respeito à abordagem familiar, pois representa um momento decisivo para que se possa dar seguimento ao processo de captação de órgãos. Desta forma surge a inquietação em pesquisar e identificar os fatores que são determinantes no processo de doação.
Pesquisa de campo de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, submetida com à aprovação do Comitê de ética em pesquisa, sob parecer (CAAE: 60833516.3.0000.5048). Procedeu-se a coleta de dados através de uma entrevista semi estruturada e individual, contendo dez questões, as quais foram gravadas e transcritas com fidedignidade e os dados da pesquisa tratados por análise de conteúdo.
Os enfermeiros afirmam que a entrevista familiar, deve ser precedida do diagnóstico de ME que é realizado pela equipe médica. Depois de um período a equipe responsável pela abordagem estabelece o momento para a entrevista famíliar e apresentação da possibilidade de doação.
Em vista dos argumentos apresentados no estudo percebeu-se que foi verificado os aspectos que envolvem os profissionais de saúde e familiares, no que se refere aos sentimentos e emoções que todos passam durante o processo, desde a internação do possível doador até o processo de doação de órgãos. A abordagem familiar pode ser realizada por qualquer membro da equipe,desde que este profissional esteja capacitado (CAJADO, 2011).
Doação de Órgãos.Família.Equipe de Enfermagem.
Enfermagem
HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI - Ceará - Brasil
BRUNA BANDEIRA OLIVEIRA MARINHO, NAIANNE FIGUEREDO LEITE, THÉRCIA LUCENA GRANGEIRO MARANHÃO, GUSTAVO MARTINS DOS SANTOS