Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ENTREVISTA FAMILIAR E OS FATORES QUE IMPACTAM A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: SEGUNDO A PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFREMAGEM DO HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI.

Introdução

Os fatores que impactam na doação de órgãos por familiares são estudados por profissionais em múltiplas áreas, pois compreender o fluxo relacionado à doação de órgãos e os motivos que sugerem a recusa dos familiares e/ou a não efetivação de das doações de órgãos em tempo hábil exige uma reflexão acerca da dificuldade do processo. Assim, vale ressaltar a importância do preparo do profissional no que diz respeito à abordagem familiar, pois representa um momento decisivo para que se possa dar seguimento ao processo de captação de órgãos. Desta forma surge a inquietação em pesquisar e identificar os fatores que são determinantes no processo de doação.

Material e Método

Pesquisa de campo de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, submetida com à aprovação do Comitê de ética em pesquisa, sob parecer (CAAE: 60833516.3.0000.5048). Procedeu-se a coleta de dados através de uma entrevista semi estruturada e individual, contendo dez questões, as quais foram gravadas e transcritas com fidedignidade e os dados da pesquisa tratados por análise de conteúdo.

Resultados

Os enfermeiros afirmam que a entrevista familiar, deve ser precedida do diagnóstico de ME que é realizado pela equipe médica. Depois de um período a equipe responsável pela abordagem estabelece o momento para a entrevista famíliar e apresentação da possibilidade de doação.

Discussão e Conclusões

Em vista dos argumentos apresentados no estudo percebeu-se que foi verificado os aspectos que envolvem os profissionais de saúde e familiares, no que se refere aos sentimentos e emoções que todos passam durante o processo, desde a internação do possível doador até o processo de doação de órgãos. A abordagem familiar pode ser realizada por qualquer membro da equipe,desde que este profissional esteja capacitado (CAJADO, 2011).

Palavras Chave

Doação de Órgãos.Família.Equipe de Enfermagem.

Área

Enfermagem

Instituições

HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI - Ceará - Brasil

Autores

BRUNA BANDEIRA OLIVEIRA MARINHO, NAIANNE FIGUEREDO LEITE, THÉRCIA LUCENA GRANGEIRO MARANHÃO, GUSTAVO MARTINS DOS SANTOS