IMPLANTAÇÃO DE UMA OPO NO EXTREMO SUL DA BAHIA: Um relato de experiência
O objetivo do presente estudo é relatar a experiência da implantação de uma Organização de Procura de Órgãos OPO no Extremo Sul da Bahia, levando-se em consideração que esta pode servir também para a implantação de OPO´s em regiões que possuam características aproximadas.
Para a obtenção dos dados necessários na elaboração deste resumo, foi realizada a busca de informações nos arquivos da OPO Extremo Sul (OPOES).
Desde 2009 a OPOES vem sendo iniciada com o esforço de duas enfermeiras e um médico, que, após receber uma carta convite, concordou com o desafio para implantação da OPOES, iniciando-se os treinamentos. No dia 20 de março de 2012 tornou-se oficialmente implantada tendo como sede o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF) e com a finalidade de gerenciar e executar as atividades da OPO na região do Extremo Sul do Estado da Bahia, sendo responsável pelo acompanhamento das unidades hospitalares de Eunápolis, Porto Seguro e auxiliando qualquer outro hospital da região no processo Doação/Transplante.Em 2017 a OPO conta com cinco enfermeiros e um médico com atuação exclusiva.
Por questões burocráticas e devido a alguns entraves de ordem legal, somente em 2012 a OPO Extremo Sul entrou em operação. Nesse contexto, as principais dificuldades encontradas no início foram a pouca aceitação, problemas com a adesão, preconceito e falta de esclarecimento, que foram sendo solucionados por meio da realização de diversas atividades de educação em saúde e educação continuada, além da formação de parcerias com demais organizações, principalmente, da saúde. Hoje, os principais objetivos da OPOES são, a ampliação do número de entrevistas familiares e doações de órgãos e tecidos.
Implantação, Opo, Doação/Transplante.
Multidisciplinar
OPO - Bahia - Brasil
PAULA FARIAS DE SOUZA MARQUES