Atuação do Psicólogo junto ao Serviço de Transplantes do Hospital Santa Isabel
O transplante é um processo complexo e a inclusão do psicólogo na equipe está relacionada ao reconhecimento da interação entre aspectos físicos e psicológicos, a fim de compreender as manifestações sintomatológicas que os pacientes podem desenvolver. O objetivo desse estudo é descrever a atuação do psicólogo junto ao serviço de transplantes do Hospital Santa Isabel, em Blumenau-SC.
Como suporte teórico é utilizada a abordagem sistêmica e a técnica de psicoterapia breve, focando questões relacionadas ao transplante.
A intervenção se dá inicialmente quando o paciente passa por um processo de avaliação psicológica que visa conhecer o sujeito, sua estrutura psicossocial, compreender a situação familiar e sua rede social de apoio, assim como a existência de alguma contraindicação ao procedimento, ou seja, verificar as condições emocionais para enfrentar o transplante e o pós-operatório. Depois da efetivação do transplante, é realizado o atendimento psicológico e monitoramento emocional aos pacientes e familiares durante a internação na UTI e enfermaria. Após a alta, durante o acompanhamento ambulatorial, conforme a equipe multidisciplinar ou o próprio paciente necessite, são realizados atendimentos psicológicos, no qual se avalia a continuidade de condutas específicas e de encaminhamentos. Caso o paciente tenha internações hospitalares posteriores, é discutida com a equipe a situação e avaliada a necessidade de retomada do acompanhamento.
Os resultados obtidos corroboram dados levantados na literatura e apontam para a necessidade de um acompanhamento psicológico aos pacientes e familiares nos diferentes momentos do tratamento. Através dessa exposição foi possível verificar quão amplo é o papel do psicólogo junto à equipe de transplante.
Transplante, Psicologia Aplicada.
Multidisciplinar
HOSPITAL SANTA ISABEL - Santa Catarina - Brasil
CAROLINA ELISE MOREIRA ALBERTON