Classificação e disponibilização das córneas captadas pelo Banco de Olhos de Botucatu (SP) no período de 10 anos.
A equipe do Banco de Olhos de Botucatu (BOB) é responsável pela captação do globo ocular, avaliação, preservação do tecido e liberação para transplante. As córneas doadas são classificadas em 4 tipos: ópticas, tectônicas, lamelar anterior e posterior. No presente estudo excluímos os transplantes lamelares.
As córneas com finalidade óptica têm por intuito melhorar a visão e as córneas tectônicas visam corrigir perfurações oculares.
As córneas passam por uma rigorosa avaliação e, após esse processo, são disponibilizadas para a Central de Transplantes.
O estudo avaliou os prontuários de doadores de córneas no BOB no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2016. Foram incluídas nesse estudo 5.018 córneas captadas e processadas pela equipe do BOB.
Das 5.011 córneas captadas foram utilizadas somente 2.507(50%), desse total 868 (17%) foram classificadas como ópticas e 1.639 (33%) tectônicas. Devido condições inviáveis do tecido houve descarte de 2.504 córneas (50%) com os seguintes motivos: 762 (30%) com sorologia positiva, 600 (24%) descartadas por presença de infiltrado, 64 (3%) apresentaram opacidade, 26 (1%) com amostra de sangue insuficiente e relacionado a outros motivos (septicemia entre outros) 1.078 (42%). Do total de córneas disponibilizadas para transplante foi observado que 776 (89%) eram ópticas e 173 (11%) tectônicas.
Observamos que o número de córneas captadas foi bem maior do que a efetivação dos transplantes, isso se deve há uma classificação criteriosa em relação ao tipo de transplante, visando à qualidade. A maioria das córneas captadas apresentou classificação tectônica, porém as mais utilizadas em transplantes foram às córneas ópticas, devido à maior demanda dos pacientes em recuperar/melhorar a visão.
Córnea; Classificação; Enxerto.
Multidisciplinar
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina - São Paulo - Brasil
Bruna Cristina Velozo, Marina Carvalho Acosta Cleto, Cibele Gregório Santos Melo, Cintia Banin, Alvio Isao Shiguematsu