RELATO DE EXPERIENCIA: a precepção das enfermeiras em relação a adesão ao tratamento de pacientes transplantados durante a consulta de enfermagem
A consulta de enfermagem visa a orientação para saúde de forma individualizada e o acompanhamento da aderência ao tratamento do paciente, tanto na fase pré como na fase pós transplante. O objetivo do estudo foi descrever a percepção das enfermeiras na implementação de orientação para a saúde durante as consultas de enfermagem no pós transplantes, guiadas pelo Processo de Enfermagem.
Este estudo consiste no relato de experiência vivenciado pela equipe composta de 03 enfermeiras que atuam no ambulatório de transplantes de um hospital universitário em Belo Horizonte/MG, no período de maio/2016 a janeiro/2017. Foram atendidas 2816 consultas que englobaram os atendimentos aos pacientes pós transplantes de órgão sólidos e tecidos. Durante estas consultas foram utilizados um roteiro semi estruturados, guiado pela Teoria do Autocuidado de Wanda Horta.
Dos resultados obtidos percebemos que a consulta de enfermagem destacou alguns aspectos que contribuíram para o trabalho da equipe multiprofissional e da própria equipe de enfermeiras. Os aspectos destacados em relação ao trabalho de equipe das enfermeiras foram: o acolhimento do paciente, a continuidade das orientações para o autocuidado individualizado e ininterrupto, e a percepção critica-reflexiva das enfermeiras sobre os riscos e as falhas na adesão ao tratamento por parte do paciente/família.
Conseguiram perceber a adesão ao tratamento proposto em relação aos diferentes perfis de pacientes transplantados. No entanto, se faz necessário instrumentos para mensurar os benefícios da consulta de enfermagem destinados a estes pacientes.
Adesão a medicação
Enfermagem
Transplantes
Enfermagem
Hospital das Clinicas UFMG - Minas Gerais - Brasil
JOSELY SANTANA AMORIM, BIANCA CRISTINA SILVA ASSIS SANTIAGO, CAROLINA COSTA PINTO, ANGELA APARECIDA LIMA