DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM RELACIONADOS A FAMÍLIA DO POTENCIAL DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS
A equipe de enfermagem atua em todas as etapas, principalmente no cuidado a família do paciente. É um processo delicado, complexo e que exige qualificação técnica, ética e científica. O Diagnóstico de Enfermagem é um julgamento clínico sobre uma resposta humana a condições de saúde/processos de vida, vulnerabilidade a tal resposta, de um indivíduo, uma família, um grupo ou uma comunidade. O objetivo é identificar os principais diagnósticos de enfermagem relacionados a família, no processo de aceitação ou negação.
Revisão de literatura.
Processos familiares interrompidos, relacionados com a mudança do estado de saúde de um membro da família, caracterizada por mudanças na participação na tomada de decisão.
Síndrome do estresse por mudanças, relacionado a história de perda, caracterizado pela insegurança, medo, preocupação quanto a mudança, raiva e solidão.
Risco de síndrome do estresse por mudança, relacionado a história de perda, impotência e sistema insuficiente de apoio.
Enfrentamento ineficaz, relacionado a incerteza, caracterizado pela incapacidade de lidar com uma situação.
Conflito de decisão, relacionado a informações insuficientes, caracterizado pela incerteza quanto as escolhas, questiona princípios morais ao tentar chegar a uma decisão e sofrimento enquanto toma uma decisão.
Sofrimento moral, relacionado ao conflito entre os tomadores de decisão, caracterizado pela angústia em relação a agir de acordo com a própria escolha moral.
Devido a crescente necessidade de doação, a enfermagem desenvolve um papel importante no processo de cuidar e está ligada diretamente e em tempo integral com o potencial doador e a família. Por isso, a assistência adequada é imprescindível para o sucesso da doação de órgãos.
Morte encefálica, Diagnóstico de Enfermagem, Potencial Doador
Enfermagem
INSTITUTO CIÊNCIA E ARTE - Santa Catarina - Brasil, SOCIEDADE EDUCACIONAL HERRERO - Paraná - Brasil
DÉBORA CRISTINA GARCIA, TIAGO JORGE ANDERSON