Experiência na implantação de manual de consulta rápida na manutenção do potencial doador em hospital do litoral norte do Rio Grande do Sul
Uma das atividades das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) é assegurar a manutenção adequada ao potencial doador (PD). O objetivo do trabalho é apresentar o manual de consulta rápida implantado no hospital com estratégia de padronização e otimização na manutenção do PD.
Relato descritivo acerca da implantação do manual de consulta rápida na manutenção do PD em hospital do litoral norte do Rio Grande do Sul no ano de 2015.
O manual elaborado apresenta uma síntese do Guide Line publicado em forma de três artigos pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). As informações foram condensadas e organizadas de forma de tópicos objetivos que permitam uma fácil e rápida abordagem ao médico que maneja o PD e ao enfermeiro da CIHDOTT que presta suporte ao manejo do paciente.
O Manual objetiva Permitir uma boa qualidade na manutenção do potencial doador repercutindo no aproveitamento de mais órgãos além de uma menor morbidade pós transplante aos receptores. Faz-se necessário novo estudo para avaliar o impacto trazido na manutenção e na redução de índices de PCR..
Doação de órgãos; Manutenção Potencial Doador; Captação;
Multidisciplinar
Hospital Tramandaí - Rio Grande do Sul - Brasil
Gaston Hector Garcia, Bruna Antonov Veiga, Polianna Costa SANTOS