HEMATÓCRITO E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE PACIENTES TRANSPLANTADOS RENAIS
O Hematócrito (Ht) em pacientes com Doença Renal Crônica pode se apresentar com valores reduzidos devido à baixa função renal, acarretando em complicações como anemia e hipertrofia ventricular esquerda. Logo, o objetivo deste estudo é comparar os valores do hematócrito de pacientes transplantados renais fisicamente ativos e sedentários.
Foram selecionados 18 PTR de ambos os sexos, atendidos no Centro de Prevenção de Doenças Renais do Hospital Universitário da UFMA, no período de agosto a dezembro de 2014. Os pacientes foram divididos em: (FA) fisicamente ativos que realizavam PEFS de duas a três sessões por semana com duração de 90 minutos a pelo menos seis meses e; (SE) sedentários que não participavam de qualquer PEFS. Os valores de Ht foram obtidos dos prontuários dos pacientes. Coletou-se, ainda, idade, tempo de transplante (TT), peso e estatura para cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Foi realizado o teste t de student, adotado nível de significância p<0,05 e utilizado o programa estatístico SPSS 20.0 para Windows. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (696.827/2014).
Os grupos FA (2♀ e 7♂, 49.1±14.3 anos) e SE (7♀ e 2♂, 37.1±15.0 anos) foram semelhantes quanto à idade (p=0.102), TT (0.611) e IMC (p=0.178). No entanto, o grupo FA apresentou melhoras significativas dos valores de Ht comparados ao SE (p=0.003).
Os achados desse estudo sugerem que o PEFS provavelmente promoveu melhoras nos valores de Ht dos PTR. De acordo com outro estudo, baixos valores de Ht estão associados com anemia e aumento da massa ventricular esquerda. Portanto, o PEFS pode apresentar-se como importante método de intervenção não-farmacológica para a melhora da saúde destes pacientes.
Transplante de Rim; Exercício; Hematócrito; Anemia
Rim
Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - Maranhão - Brasil
Paulo Soares Lima, Cyntia Sousa Corrêa, Alexandre Soares Campos, Carlos José Moraes Dias, Luana Monteiro Anaisse Azoubel, Alessandra de Magalhães Campos Garcia