PERFIL PSICOSSOCIAL DO CANDIDATO AO TRANSPLANTE DE FÍGADO – AMBULATORIO DE PRÉ-LISTA
O transplante de fígado representa um grande avanço terapêutico às doenças hepáticas crônicas, pois, anteriormente, era possível apenas tratar as complicações. Em alguns diagnósticos, o transplante hepático pode ser a única alternativa terapêutica.
Dos pacientes candidatos a transplante hepático que iniciaram avaliação multiprofissional para inclusão em lista de espera, no Ambulatorio de Pré-lista pelo Programa de Transplantes de Órgãos do Hospital Municipal Vila Santa Catarina em parceria com a S.B.I.B. Albert Einstein, foram selecionadas trinta (30) avaliações, estabelecido como critério as avaliações psicológica e social finalizadas no período de Junho à Dezembro de 2016. Nessas avaliações contemplaram-se os seguintes itens: dados sócios demográficos; atividade profissional; suporte familiar; comprometimento com a saúde; tabagismo, etilismo e uso de drogas ilícitas.
Dos 30 pacientes transplantados por doenças hepáticas no Ambulatório de Pré-lista, destes 67% eram homens, 46,7% casados, idade média de 49,17 anos; escolaridade 10, 2 anos (media); 30% procedentes de outros estados e 33% e 37% provenientes do Estado de São Paulo.
Quanto à atividade profissional, 93% trabalhavam antes do diagnostico da doença. 97% refere presença de suporte familiar antes e para depois do tx. A qualidade do relacionamento familiar considerada muito boa para 23,3% e boa para 70%.
50% referem dificuldades em seguir as orientações do tratamento atual (pré-transplante).
O conhecimento do perfil psicossocial dos pacientes transplantados permite auxiliar a equipe a planejar cuidados individualizados, prevenindo o desenvolvimento de sintomas emocionais e favorecendo sua recuperação e qualidade de vida.
Ambulatório Pré-lista de Transplante Hepático - equipe Multidisciplinar
Multidisciplinar
Hospital Municipal Vila Santa Catarina - São Paulo - Brasil
Aline Barbosa Nascimento, Meire Regina Aguilar